Reportagem publicada ontem pelo Grupo Mogi News mostra o levantamento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) a respeito das obras atrasadas ou paralisadas nas cidades do Alto Tietê. De acordo com o relatório, correspondente ao quarto trimestre de 2019, são 22 construções listadas. Em valores, o conjunto de edificações totaliza mais de R$ 120 milhões. Não é, com certeza, um valor desprezível. Vale ressaltar que as obras relacionadas, uma a uma, no relatório, não representam apenas projetos do poder público, tanto municipal como estadual, mas também investimentos de responsabilidade da iniciativa privada.
Sendo assim, não se pode culpar apenas os governos pelo emprego de valores de forma irregular. O relatório, inclusive, indica obras em atraso, o que no contexto da instabilidade econômica e das adversidades temporais comuns no país é plenamente justificável. Porém, os dados são úteis para que a população possa ser esclarecida sobre as construções e tenha uma avaliação mais precisa a respeito do assunto. E que também use o seu direito, como cidadã, de cobrar pela conclusão dos trabalhos. Na sociedade moderna, o papel de fiscalizar o destino do dinheiro público é de fundamental importância no combate aos desmandos dos administradores.
A participação da Imprensa também tem o seu mérito. Com acesso facilitado às informações, permitido pelos novos portais de transparência, os meios de comunicação devem divulgar os dados, acima de tudo, desprezando tendências político-partidárias. Como parte importante e responsável no processo social, a mídia cumpre a tarefa de apurar e noticiar, independentemente da sua linha editorial. Levar a notícia ao público sem interferência de opinião, por mais que ela seja necessária, é obrigação do Jornalismo. A edição de hoje traz o posicionamento das prefeituras do Alto Tietê em relação às obras de sua competência citadas na reportagem, indicando o atual estágio das construções e a razão dos atrasos.
Quando todos os setores da sociedade atuam com os mesmos princípios morais e encontram uma meta comum, o resultado positivo chega mais rápido.