A partir de 2020, o Consórcio de Desenvolvimento dos Município do Alto Tietê (Condemat) será conduzido pelo prefeito de Mogi, Marcus Melo (PSDB). Sem dúvida alguma, sua gestão será um grande desafio, já que o ano promete trazer dificuldades. Haverá eleição municipal, interesses envolvidos e muitas promessas em jogo.
Ao longo dos anos, o Condemat tem ganhado um novo patamar, conseguindo atuar da forma que realmente tem que ser, ou seja, reunindo forças políticas das cidades do Alto Tietê para que todas trabalhem juntas afim de conseguir melhorias e soluções integradas para a região, mas nem sempre foi assim.
A criação do Condemat foi oficializada em 2010 com a proposta de fortalecer a representatividade e a conquista de investimentos para o Alto Tietê, mas as primeiras gestões com os ex-prefeitos Abel Larini (PR), de Arujá; Sebastião Almeida (PT), de Guarulhos; e Jorge Abissamra (PSDB), de Ferraz de Vasconcelos, pouco avançaram. O trabalho se limitava a reuniões, encontros, muitas discussões e poucos resultados.
Felizmente, nos últimos anos, a entidade tem ganhado força, alcançado membros do alto escalão do governo estadual, trabalhado de forma mais organizada por meio de câmaras técnicas e, assim, os pedidos para a região estão sendo mais ouvidos.
Em 2020, Marcus Melo terá pela frente uma das grandes lutas que o Condemat participará: a união das cidades contra a possível instalação de um pedágio na rodovia Mogi-Dutra. A proposta da Artesp tem sido altamente criticada e o Alto Tietê terá de mostrar toda sua força para impedir a impopular ação.
Em meio a preparação de campanhas eleitorais e alianças estratégicas, o novo presidente do Condemat terá que se desdobrar para unir os prefeitos da região, além de deputados estaduais e federais, para lutar contra o pedágio e outras pautas importantes, como a abertura para o público do Hospital Estadual de Suzano.
Não faltará trabalho para o Condemat e sua atuação será, mais do que nunca, decisiva para que a região supere os obstáculos que podem comprometer seu desenvolvimento.