Há bilhões de pessoas neste mundo sofrendo necessidade de três coisas básicas para sobreviver: alimento, vestuário e moradia. Outros bilhões, a maioria, vive insatisfeita porque seus desejos não foram realizados.
A imaginação é a fuga da realidade em busca do prazer; quando não, é o medo imaginário do pior que pode nos acontecer no futuro, isso, certamente, produz ansiedade. O
Pai enviou seu Filho à Terra com finalidade definida: seu nome será Jesus, disse o anjo à Maria, porque Ele salvará o seu povo dos pecados deles. A cruz já era o Seu destino desde a eternidade. Na cruz Jesus nos justificou permitindo a nossa reconciliação com o Pai.
Outra razão da sua Vinda foi para trazer a paz ao coração dos homens. O cântico dos anjos aos pastores no campo dizia: "Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens a quem Ele quer bem". Paz, somente para aqueles a quem Ele quer bem. Romanos 5 :1: "Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo".
Pode-se perguntar: "Por que Jesus já não se encarnou com 33 anos para sofrer o martírio? O nascimento do ser humano faz sua história, e a vida de Jesus foi um exemplo de amor a Deus, o Pai, e ao próximo. Foi chamado de Mestre por suas palavras sábias, sem nunca ter frequentado uma universidade. Ele revelou o caráter do Pai pautando sua pregação no amor e na justiça divina.
Jesus a graça que nos livrou das algemas do pecado, avultado pela Lei, e nos deu o perdão. Ele é o único passaporte que nos permite entrar no reino dos céus. Preocupação é normal, é a maneira de se organizar para o presente e para o futuro; ansiedade é falta de fé na promessa de Jesus: "Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir... buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã". Jesus, o Príncipe da Paz.