O setor industrial é um dos mais - se não o mais - importante para o crescimento do país, pois impulsiona a economia sem igual. Seu desenvolvimento contribui para a melhora do padrão de vida da população, no aumento da inovação e a evolução da tecnologia, para a diminuição das diferenças regionais, na geração de empregos, além de ser determinante para a exportação.
Deste modo, as regiões têm muito a ganhar se estabelecerem estratégias que promovam uma Indústria competitiva.
Por tudo isso, a visita do corpo técnico da Secretaria de Estado de Logística e Transporte ao distrito industrial do Taboão, em Mogi das Cruzes, será fundamental para nortear a melhor forma de se criar um acesso à rodovia Ayrton Senna (SP-70). O objetivo desta ligação direta é facilitar a entrada e saída dos caminhões. Existe uma demanda - há mais de uma década - de se criar uma alça de acesso do distrito à rodovia, descartada após a proposta do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), junto com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), de se construir uma marginal que permite o acesso direto da Ayrton Senna ao Taboão. A expectativa, difícil de ser cumprida, é de que a visita dos representantes dos órgãos estaduais ocorram ainda neste mês, mas, como ainda não há uma data, é quase certo de que ela será adiada.
O setor industrial aguarda a confirmação da visita do secretário de Estado de Logística e Transporte, João Octaviano Machado Neto, para que haja uma rápida definição desse projeto, que facilitará o transporte de caminhões, além de auxiliar na atração de novas empresas.
E não são só essas melhorias aguardadas naquela região. É preciso ficar atento à prometida pavimentação das estradas do distrito industrial, aumentar a segurança do local e facilitar o dia a dia de quem vive ou tem empresa lá instalada. Neste ano, até os Correios foram um problema, já que, segundo a Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab), as correspondências não estavam sendo entregues. Impossível pensar em desenvolvimento sem incluir a Indústria nesse pacote.