Ele está lá desde que o mundo é mundo. Não foi implantado e nem construído. Simplesmente está lá, muito antes do que qualquer intervenção humana. O rio Tietê é um patrimônio da região e parece, a cada dia, mais relegado a planos inferiores. Não que faltem preocupações e ações por parte dos órgãos responsáveis, mas o que mais chama a atenção é o baixo nível de conscientização coletiva. Residências e indústrias despejam o esgoto sem tratamento direto no leito do rio. Não há como resistir: a poluição das águas cada vez mais avança no sentido contrário ao seu curso, se aproximando da nascente.
Estudo da Fundação SOS Mata Atlântica, divulgado há dois meses, revelou que a mancha de águas poluídas do rio atingiu a extensão de 163 quilômetros neste ano, superando em 33% a marca dos 122 quilômetros do ano passado. Considerando o tempo de 12 meses, o crescimento é assustador. Mesmo que alguns fatores imprevistos possam ter influenciado na elevação do trecho morto, como o volume de chuvas que pode ter carregado impurezas para o Tietê, por exemplo, isso não significa que o quadro deixa de ser preocupante. Algo precisa ser feito e com urgência.
Assim, o programa Renasce Tietê, apresentado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) durante audiência pública na quinta-feira passada, ganha maior relevância. A estimativa de alcançar com o projeto 90% do esgoto tratado em Mogi das Cruzes nos próximos anos é uma meta tão utópica quanto necessária. Limpar o rio já não é uma questão de mera defesa do meio ambiente, mas de sobrevivência. A iniciativa também prevê a reforma do Parque das Nascentes, em Salesópolis. Bom seria se o instinto de preservação implantado no berço do rio pudesse se espalhar junto com a correnteza, avançando por outras cidades até chegar a São Paulo.
A defesa do rio como patrimônio é fundamental para a sua preservação. Ela deve estar acima dos interesses políticos e econômicos que, normalmente, ditam as regras para o jogo. O tempo vai passar, as pessoas vão passar e o curso do rio vai seguir incólume, pois as águas renascem a cada instante.