A morte do motorista de transporte por aplicativo, Valter Prado Filho, esfaqueado em um matagal e encontrado no Cocuera, em Mogi das Cruzes, depois de realizar uma corrida em direção ao município de Biritiba Mirim, causou comoção entre a classe - inclusive com carreata e protesto pelas ruas da cidade, na terça-feira passada.
A segurança dos transportes por aplicativo já é discutida há meses entre os profissionais que oferecem o serviço, principalmente pelos registros violentos na cidade, como sequestros, assaltos e homicídio. Por isso, a direção da Associação de Motoristas por Aplicativo da Região do Alto Tietê (Amarati) prepara uma cartilha com recomendações para esses trabalhadores.
Em se tratando de um serviço aprovado pela população e que invadiu as grandes e pequenas cidades de quase todo o mundo, é preciso que o trabalho deixe de ser visto como clandestino e passe a ter uma atenção maior do poder público. Assim, será possível oferecer uma assistência maior à classe e ouvir suas demandas, uma vez que estarão atuando dentro da legalidade.
Isso não é o que ocorre em muitos municípios, incluindo Mogi das Cruzes - e outros do Alto Tietê - onde a prefeitura ainda não regulamentou o serviço. Como divulgado com grande destaque pelo Mogi News, na terça-feira passada, o prefeito Marcus Melo (PSDB) prometeu celeridade para enviar mudanças no projeto de lei municipal que regulariza o transporte por aplicativo à câmara, para que alterações sejam feitas a fim de facilitar a categoria. Uma vez regularizada, e não marginalizada, poderá receber mais atenção e apoio da administração municipal e, com um respaldo maior, o assunto "segurança no trabalho" será discutido mais a fundo.
Após a ExpoMogi, evento que comemorou o aniversário de 459 anos do município, a prefeitura divulgou o saldo financeiro da festa e afirmou que os quatro dias de shows foram importantes também para os motoristas de transporte por aplicativo, que conquistaram um dinheiro extra. Isso indica que a regularização do serviço e adesão das grandes e pequenas empresas do setor, enfim, estão próximas.