Normal o temor dos comerciantes menores quando se anuncia a chegada de um grande empreendimento do mesmo setor. É a concorrência "desleal" batendo à porta. É o que ocorre quando uma grande rede de fast-food, por exemplo, se instala próxima às lanchonetes de bairro, que passam a ficar quase que invisíveis aos olhos dos consumidores. Há casos, porém, em que a chegada de um grande empreendimento traz benefícios aos comerciantes locais e, ao contrário do primeiro caso, as lojas menores ficam ainda mais visíveis.
É isso que espera os comerciantes localizados na avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco (Avenida dos Bancos) ou nas proximidades, após o anúncio da construção do empreendimento comercial Patteo Urupema. Por se tratar de um grande shopping que será instalado em uma área com apenas alguns comércios, a expectativa é de que o novo centro de compras, previsto para ser entregue em 2022, atraia mais consumidores ao redor, fortalecendo assim, os comerciantes locais.
Conforme reportagem divulgada hoje pelo Grupo Mogi News, alguns donos de estabelecimentos na Avenida dos Bancos ficaram preocupados no início quando souberam da construção do shopping. O medo, claro, é de perda de clientes. A reportagem, no entanto, conversou com alguns comerciantes e foi identificado que este temor inicial deu lugar ao otimismo e esperança de maior movimentação comercial naquela região. Até os próprios lojistas do Patteo Urupema serão público-alvo desses comércios menores, principalmente na hora do almoço. Vale lembrar que mais de mil empregos diretos serão criados com o novo empreendimento.
Aquela região, mais vazia aos finais de semana, terá um outro cenário aos sábados e domingo. Um maior movimento também nesses dois dias, pode, invariavelmente, significar mais lucro ao setor comercial.
Todas essas perspectivas serão colocadas à prova após a inauguração do novo centro de compras. Importante, contudo, é que por ora os proprietários das lojas já instaladas naquela região estão animados com a novidade.