O Coral do Carmo se apresenta neste domingo na Igreja da Venerável Terceira Ordem do Carmo, às 20 horas, para comemorar os 34 anos de existência. O evento terá a presença especial do regente Marcos Thadeu Gomes, que rege o Coral Acadêmico e Coral Juvenil da Osesp Sala São Paulo. A entrada é gratuita.
O convite surgiu por intermédio do regente do Coral do Carmo, Guilherme Wassilis, que é amigo de Gomes. O regente da Sala São Paulo conheceu os coralistas mogianos quando deu uma aula para eles no ano passado, a convite de Wassilis.
Hoje, o Coral do Carmo conta com 40 integrantes e mais o pianista Carlos Zappile, que foi quem fundou o grupo e está presente nesses 34 anos. Zappile conta que a ideia de criar um coral em Mogi surgiu entre ele e mais um quarteto musical de Ferraz. "Em 1985 não existia nenhum coral em em Mogi. Na época fazia algumas apresentações com um quarteto de coralistas de Ferraz, foi quando tivemos a ideia de montar um coral em Mogi. Convidados alguns músicos que conhecíamos e formamos um grupo com 30 pessoas. Nossa primeira apresentação foi no Theatro Municipal de Mogi em um evento que homenageou o maestro Gaó", recordou o pianista.
Na apresentação de domingo também estarão presentes a soprano Verônica Gonçalves e o barítono Raul Costa que farão um solo acompanhados pelo pianista Zappile. O coral executará a obra clássica Requiem Opus 48, do compositor francês Gabriel Faure (1845-1924). O regente Wassilis afirmou que a apresentação está sendo preparada com muito carinho pelos componentes. "Todo ano fazemos apresentações e buscamos repertórios que conseguimos fazer bem. Isso faz com que o coral cresça", salientou.
Os coralistas ensaiam todos os domingos, das 19 às 22 horas, na Igreja do Carmo. Por ano, o Coral do Carmo costuma realizar cinco concertos e já chegaram a se apresentar em São Paulo, São Bernardo e demais cidades.
Para participar do coral é necessário entrar em contato com o regente Guilherme Wassilis pelo telefone 98460-5799 e agendar um teste. Não é necessário que o interessado tenha experiência com música. No caso dos homens a idade mínima para entrar é a partir dos 17 anos. Para mulheres não há restrições.
A última apresentação do Coral, em 2019, será o tradicional concerto de Natal, no em 22 de dezembro, as 20 horas, na Igreja do Carmo, com entrada gratuita também.
A Igreja da Venerável Ordem Terceira do Carmo, fica localizada na rua São João, sem número, no Centro de Mogi das Cruzes.
(*Texto supervisionado pelo editor.)