A primeira locomotiva a vapor conhecida como Maria-Fumaça, a rodar no Brasil, em 30 de abril de 1854, era chamada de "Baroneza". A locomotiva saiu do porto de Mauá, na Baía de Guanabara e seguiu até a estação de Fragoso, na cidade do Rio de Janeiro. O trem levou o apelido de Maria Fumaça por conta da densa nuvem de vapor e fuligem expelida por sua chaminé. O trem Maria -Fumaça que realizará o percurso de Guararema até Cezar de Souza, passando por Sabaúna, é formado por três carros fabricados na Inglaterra, em 1896, pela firma Metropolitan Amolgd Car & Wagon Co. e dois em 1937, pela firma Birminghan Railway Car & Wagon Co. Essas composiões foram adquiridos pela então, São Paulo Railway (SPR) para uso em suas linhas que se estendiam de Santos a Jundiaí.
A GE C30-7A, #7202 que é a locomotiva do passeio para Sabaúna foi construída no início da década de 1990, sendo esta a última do lote de locomotivas deste modelo construída no mundo.
(M.Q)