Abrir espaço para importantes atores da cultura regional, entre autores e editoras, é o principal objetivo da 1ª Feira Literária Itinerante Poaense (FLI Poaense), segundo Magno Oliveira, fundador do Raiz Movimento Cidadanista de Poá, que juntamente com a Associação Cultural Opereta, realizará o evento no dia 21 de novembro. Os interessados em participar têm até o dia 6 de novembro para reservar o seu espaço através do e-mail [email protected]. O evento será na Praça Afonso Carlos Fernandes, na Vila Sopreter, mas parte das atividades será realizada no Espaço Cultural Opereta, localizado na rua Dr. Emílio Ribas, 168, no mesmo bairro. 
Uma reunião com todos os inscritos está programada para o dia 10 de novembro, às 19h30, na Opereta. Quem deseja comercializar livros deverá doar uma quantidade de exemplares, sendo sete para cada editora e três para cada autor independente. As doações, segundo Oliveira, vão viabilizar a implantação de pontos de leitura na cidade pelo projeto Geloteca. As propostas foram discutidas durante fórum com o tema "Bibliotecas", realizado, recentemente, pelo partido-movimento Raiz Movimento Cidadanista. 
"O foco será em autores regionais e editoras da região. Outro aspecto da Feira será a inclusão social, faremos um evento para todos os públicos", afirma Oliveira. Está sendo preparada uma programação com palestras de nomes com prestígio na política, cultura e literatura, além de rodas de leitura e contação de histórias direcionada ao público infantil e infantojuvenil.
A feira contará, ainda, com espaço para troca de livros e haverá um local onde as pessoas poderão retirar obras de forma gratuita, numa campanha que incentiva a doação de produções e, também, estimula a leitura. 
O projeto Cantos e Encantos, da Opereta fará parte da programação, com diversas apresentações de música e literatura, que poderão ser conferidas a partir das 15 horas no sarau organizado e realizado por pais e alunos desta ação promovida pela instituição, que este ano completou 21 anos de atividades na cidade. Jogos de RPG ("Role Playing Game" em inglês) também serão atrações. Haverá exibição para quem deseja conhecer e acompanhar partidas em que cada um interpreta um personagem.
A programação completa será divulgada em breve. "O partido-movimento Raiz Movimento Cidadanista continuará atuando dentro desta filosofia, incentivando a produção cultural, a leitura, discussão de políticas públicas, criação de espaços educacionais e culturais pela cidade. E, assim, emancipando as pessoas e efetivamente melhorando a vida dos poaenses", destaca.