Contratado há exatos três anos, Neymar terá a chance hoje de cumprir parte da sua missão no Paris Saint-Germain. Ao lado de Mbappé e companhia, o brasileiro encara a oportunidade de levar o time francês à final da Liga dos Campeões. Uma vitória sobre o RB Leipzig, em jogo único em Lisboa, às 16 horas, deixará Neymar mais perto de cumprir o grande objetivo de sua contratação: conquistar o inédito título europeu para os franceses.
Para tanto, o PSG e o brasileiro têm dois obstáculos pela frente O primeiro e mais surpreendente será enfrentado no Estádio da Luz. O alemão RB Leipzig é a grande surpresa destas semifinais. Se vencer, o time francês terá pela frente o vencedor do duelo entre Bayern de Munique, que aplicou 8 a 2 no Barcelona, e Lyon, algoz do Manchester City, de Pep Guardiola.
Neymar desponta como liderança do PSG não apenas por ter sido contratado a peso de ouro - 222 milhões de euros em 2017, ou R$ 1,4 bilhão no câmbio atual. O brasileiro já tem uma final e um título de Liga dos Campeões na bagagem, pelo Barcelona, em 2015.
"Neymar foi sempre um líder, já o era quando vim para este clube. Talvez tenha mudado um pouco nas suas características como líder, mas quer sempre ganhar e tem fome de sucesso. Ele adora competição e estes são os desafios necessários para ser um líder", disse o técnico do PSG, o alemão Thomas Tuchel.
Desde que chegou ao PSG, Neymar não havia conseguido levar o time além das oitavas de final. Nas duas edições anteriores da Liga, o brasileiro estava fora de combate, por lesão. Curiosamente, o time francês também havia caído nas oitavas na última edição da competição antes da chegada do brasileiro. E fora justamente Neymar o algoz, então com a camisa do Barça, a eliminar o PSG na temporada 2016-2017. (E.C.)