Em reunião realizada por videoconferência com os clubes do Novo Basquete Brasil (NBB), na última quarta-feira, a Liga Nacional de Basquete (LNB) decidiu encerrar a fase de classificação da temporada 2019/2020. Aguardando a evolução do quadro da pandemia de coronavírus, a entidade ainda estuda como será o formato dos playoffs. Novas reuniões devem ser realizadas nos próximos dias.
Com 16 vitórias e 10 derrotas, o Mogi das Cruzes Basquete fechou a primeira fase em quinto lugar e enfrentará o Bauru nas oitavas de final, com mando de quadra pela melhor campanha. Na classificação, os mogianos ficaram atrás de Minas (4°), São Paulo (3°), Franca (2°) e Flamengo (1°), que se classificaram direto para as quartas de final.
"O mais importante desta reunião foi ver que o desejo de todos é ir até o fim da competição e cumprir com os compromissos estabelecidos com os parceiros e patrocinadores. Todos os clubes, atletas e técnicos estão cientes do momento que o mundo está passando e estão dispostos a fazer o que for necessário para que consigamos chegar ao fim desta temporada do NBB da melhor maneira", destacou o presidente interino da Liga Nacional de Basquete e também gestor do Mogi Basquete, Nilo Guimarães.
A Liga, porém, ainda não definiu o cronograma da fase de mata-mata, pois não há como prever quando os jogos poderão ser iniciados. A decisão do basquete pode influenciar para que outras modalidades, também vivendo a metade do calendário, como o vôlei e o próprio futebol, sigam o mesmo modelo.
Os demais confrontos das oitavas do NBB serão entre Pinheiros (6º) e Paulistano (11º); Corinthians (7º) e Unifacisa (10º); e Botafogo (8º) e Rio Claro (9º).