Já classificado antecipadamente para as semifinais da LDA (Liga das Américas), o Mogi das Cruzes/Helbor entrou em quadra no último domingo para cumprir tabela e venceu o Leones de Quilpue (Chile) por 100 a 83. Com mais essa vitória, o time de Danilo Padovani fechou sua participação na primeira fase da competição invicto, com 100% de aproveitamento. Essa é a primeira participação do time mogiano em uma Liga das Américas.
Os destaques do Mogi das Cruzes/Helbor em quadra foram o ala Shamell, com 21 pontos, seguido pelo armador Larry Taylor (19 pontos, sendo 15 de três), pelo ala-pivô Tyrone (17), pelo pivô Lucas Mariano (15) e pelo também pivô Gerson (11). O pivô Paulão Prestes voltou às quadras durante a Liga das Américas depois de ficar parado desde novembro devido a uma lesão no joelho e no jogo desta noite converteu sete pontos.
Dono de uma boa atuação na Liga das Américas, o pivô Gerson enfatiza o trabalho que foi feito nos treinos para obter o resultado que o time conquistou na LDA. "Viemos trabalhando muito a nossa defesa e a nossa movimentação no ataque durante os treinos antes de chegarmos a essa competição. Nosso treinador trabalhou muito com a gente e nós conseguimos colocar isso em quadra. Quando a gente joga com uma boa defesa, nosso time flui no ataque. Todo mundo fez seu trabalho bem feito e nós saímos com a vitória. Estamos felizes de representar tão bem a nossa cidade."
Apesar do resultado bastante positivo, o camisa 6 do Mogi das Cruzes/Helbor afirma que agora há mais trabalho ainda a ser feito, afinal o time ganhou muita visibilidade durante a competição. "Vamos continuar trabalhando duro. Jogando bem assim, as outras equipes vão ficar de olho na gente, então precisamos melhorar mais e nos preparar para as próximas partidas. Além disso, cometemos erros que podemos melhorar", afirma.
O jogo
O Leones de Quilpue começou melhor em jogo, com cinco bolas de três marcadas no primeiro quarto, que terminou com vantagem para os chilenos: 25 a 20.
O Mogi/Helbor inverteu a situação durante o segundo quarto e fechou o primeiro tempo ganhando dos chilenos: 45 a 46.
O terceiro quarto foi marcado pelo domínio mogiano em quadra e no placar: 65 a 77, com parcial de 20 a 31.
O Mogi das Cruzes/Helbor controlou o jogo e ampliou ainda mais sua vantagem no marcador, finalizando a sua participação na primeira fase da LDA com placar centenário. No período, o placar parcial de 18 a 23.