O revitalizado estádio municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, na Vila Industrial, em Mogi das Cruzes, está confirmado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) para ser uma das 27 sedes da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2016. A tradicional competição Sub-20, que abre as atividades do futebol nacional, sempre no mês de janeiro, serve para lançar novos jogadores aos clubes profissionais do País. O time representante da cidade será o tradicional União Mogi FC. Nesta competição, todos os estados do País são representados, por aproximadamente 112 times. Os grupos serão divulgados nos próximos dias.
Havia grande expectativa para que a cidade de Mogi fosse uma das sedes do torneio, como aconteceu com Suzano há pouco tempo atrás. Esta será a primeira grande competição que o novo estádio Nogueirão, entregue neste anos, vai receber. A última vez que a cidade sediou a Copa São Paulo foi há 15 anos, em 2000.
Para o presidente do União FC, Senerito Souza, o momento é de muita alegria. "É uma emoção muito grande. A única vez que Mogi sediou o Copa São Paulo foi em 2000, quando jogaram aqui 13 da Paraíba, Atlético Paranaense, Fluminese e União", relembra Souza, otimista, porém realista quanto a participação da equipe mogiana. "Estamos preparando porque temos jogadores de muita qualidade. Nosso elenco é formado por 12 jogadores de Mogi e 16 de outros municípios. Mogi não é uma cidade acostumada com futebol de alto nível, haja visto que nunca teve um representante na série A1 do futebol paulista. Sabemos que estrutura e faturamento contam muito para um bom desempenho dentro de campo, então sabemos que será uma competição muito difícil", disse o presidente, que independente da campanha que o clube mogiano irá apresentar, vê a oportunidade como única para disseminar o futebol na cidade. "Será um presente para o povo mogiano que gosta de futebol e uma chance de despertar interesse em grandes empresas da cidade para investirem no futebol da cidade. Ao mesmo tempo, a responsablidade do União cresce demais, porque temos a obrigação de apresentar um futebol de qualidade".
Para isso, o presidente confia no trabalho do treinador Pedro Lamounier, que já comandou o time em 2012. "O Pedro evoluiu muito e, como eu, respira futebol. Ele buscou cursos e estágios e, por isso, está muito preparado para assumir este desafio. Temos um bom grupo de jogadores e treinador. O União revela, em média, um jogador por ano e, tanto nas categorias de base quanto no profissional, temos atletas que têm tudo para se tornarem grandes jogadores", reforça Souza.
"Apenas para relembrar alguns, temos o Felipe (zagueiro) no Corinthians, o Arthur Jesus (zagueiro) no Fluminense, Gabriel Moreira (atacante) no Bragantino, Felipe (meia) no Palmeiras e o Matheus Favali (lateral-direito) que está treinando no time da Nike, na Inglaterra".