Compartilhe
Em 12 de agosto, por todo o Brasil, comemorou-se o Dia Nacional da Arte. É uma forma de homenagear e reconhecer todo o avanço social e pessoal que surgiu com as manifestações artísticas. Resumir a importância da arte não é algo fácil, ela está presente em todos os momentos de nossas vidas. E, além de oferecer lazer e entretenimento, pode servir como reflexão e autoconhecimento. Muitas vezes, conhecemos o mundo e nos conhecemos por meio dela.
Existem diversos segmentos artísticos: a pintura, a música, a dança, a literatura, a escultura e muitos outros. Porém, o que acaba unindo todos eles é a capacidade de emocionar, ensinar e transformar muitas pessoas por meio de um dom.
Para comemorar essa data de maneira especial, conversamos com duas talentosas artistas, que contam um pouco da importância da arte em suas vidas. E vão ajudar a inspirar a todos a fazer cursos e passeios culturais no tempo livre. E você, gosta de arte? Possui algum talento? Se sim, esta homenagem também é para você.
Expressão artística
Muitas vezes, o talento artístico se manifesta desde a infância. Este é o caso de Bianca Carvalho de Oliveira Ramos, de 8 anos, e da Brenda Giullia de Deus Almeida Capobianco, de 12 anos. Cada uma ao seu modo utiliza a arte como principal fonte de conhecimento e bem-estar. Para a dançarina Bianca, que sempre gostou de música, a dança entrou na sua vida de forma natural. "Comecei aos 4 anos de idade. No início, eu fazia aulas de balé e jazz, porém, durante um tempo, eu tive que parar com as aulas. Agora que voltei, pratico apenas o jazz, que é o que gosto", conta. Apesar da paixão pela dança, o teatro é uma arte que também encanta a dançarina. "Quero levar a dança para sempre. Mas para a profissão, gostaria de seguir a carreira de atriz", afirma.
Já para a Brenda, é difícil descobrir qual segmento artístico mais lhe agrada. Apesar da pouca idade, ela já possui um livro publicado, que recebeu o título de "Os Três Amigos"; e ainda desenha, e não pretende parar tão cedo. Curiosa, cursos de arte são compromissos indispensáveis nas férias escolares de Brenda. "Neste ano, fiz cursos de teatro e escultura com massa de modelar. E, para o ano que vem, pretendo fazer balé e pintura em telas", conta ela. Outro grande interesse de Brenda é a música. Ela toca violão e já fez quatro anos de aulas de percussão. Parabéns por tantos talentos, meninas!