A prefeita Mara Bertaiolli esteve no Jardim Margarida na manhã desta quarta-feira (29/10), para a inauguração da sede da Administração Regional dos Bairros da Divisa no Jardim Margarida. De agora em diante, a regional vai atender em um prédio na avenida Celeste, o que vai garantir uma maior proximidade entre a comunidade local e a Prefeitura, facilitando a escuta e o atendimento de demandas dos moradores. 

“Hoje é um dia a ser comemorado, pois a entrega de uma regional aqui no Jardim Margarida foi algo que planejamos e nos comprometemos em fazer por vocês. Aqui é a casa de vocês, portanto sintam-se à vontade para vir até aqui, fazer sugestões, críticas, pedidos. É importante que vocês se apropriem desse espaço e ajudem a Prefeitura a cuidar do bairro”, destacou a prefeita, que também parabenizou a equipe da Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria e os servidores públicos. 

“A equipe de serviços urbanos tem trabalhado muito pra colocar a nossa cidade em ordem, cuidando dos bairros, desassoreando rios e córregos, revitalizando espaços públicos. Estamos na semana do servidor público, portanto aproveito também para agradecer e parabenizar cada um de vocês, que trabalham arduamente todos os dias para cuidar da nossa cidade”, completou a prefeita.

O vice-prefeito, Teo Cusatis, enfatizou a aproximação com as comunidades, que sempre foi um objetivo da prefeita Mara Bertaiolli. “A prefeita sempre quis estar mais próxima das pessoas e  levar a Prefeitura para mais perto das comunidades, em especial as mais afastadas da região central. Hoje, portanto, é a concretização desse projeto e tenham a certeza que este é só o início da construção de uma relação muito mais próxima entre a Administração Municipal e os bairros da divisa”.  

A nova sede da Regional dos bairros da Divisa é composta por três salas e contará com equipe de aproximadamente 10 funcionários. Assim como as demais, ela ficará responsável pelos serviços básicos de manutenção de uma população de cerca de 30 mil pessoas, distribuídas por mais de 15 bairros, entre os que ficam na região do Alto do Parateí e na região do Taboão. 

Segundo dados de 2024, a região do Alto do Parateí conta com 21,7 mil moradores, nos bairros Jardim Piatã I e II, Jardim Margarida, Vila Augusta, Novo Horizonte, Colinas do Parateí, Chácara São Joaquim, Chácara Itapeti, Tabor, Pium e Fazenda Capelinha. Já a região do Taboão é habitada por 8,6 mil moradores, nos bairros Chácara Guanabara, São Bento do Parateí, Beija-Flor, Itapeti, Colônia Agrícola Itapeti e Taboão.

A Regional dos bairros da Divisa já existia, porém até então não contava com uma sede. Além dos trabalhos rotineiros de manutenção, o espaço servirá também para atendimento dos moradores e cursos para a comunidade. 

A entrega da sede da Administração Regional dos Bairros da Divisa contou com a presença do secretário municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria, Joaz Batista, de outros secretários municipais, do presidente da Câmara Municipal, Francimário Vieira, dos vereadores Johnross Jones Lima e Mauro Araújo, além de funcionários de outros setores da Secretaria de Serviços Urbanos, e membros da comunidade do Jardim Margarida e região.

Zeladoria

A região da Divisa vem recebendo vários trabalhos de manutenção ao longo dos últimos meses. Somente de manutenção na iluminação pública, foram 228 atendimentos em bairros da divisa. Já de tapa-bruaco, foram 465 reparos feitos em locais como Jardim Margarida, Piatã e Vila Augusta. Já de nivelamento e cascalhamento de estradas e vias não pavimentadas, 73.025 metros lineares atendidos, nos bairros Jardim Piatã I, Chácara Guanabara, Itapeti, Taboão, Capelinha e Jardim Vieira. 

Especificamente no Jardim Margarida, foram instaladas 40 lâmpadas LED na avenida Celeste, reconstruídos 70 metros quadrados de calçadas e pintados 1.350 metros lineares de ras, mais 45 metros quadrados de muretas, 35 metros quadrados da ATI do bairro, mais nove bancos de praça pública às margens da avenida. Também foi feita a capinação de 21.372,34 metros quadrados de vias e áreas públicas, raspagem de 9.822,58 metros lineares de guias e sarjetas, mais roçada de 670 metros quadrados do córrego que margeia a avenida Celeste. 

No setor de drenagem, o Jardim Piatã e Jardim Margarida receberam 20 metros lineares de novas galerias implantadas, limpeza de 5 caixas de bocas de lobo, construção de 2 unidades de bocas de lobo, reforma de 4 caixas de inspeção ou captação, troca de 6 tampas de concreto, troca ou reposição de 6 grelhas metálicas, implantação de 12 metros lineares de guias de concreto e roçada de 9,9 mil metros quadrados de córregos.