As dez cidades do Alto Tietê registraram dez mortes no trânsito em setembro — o menor número para um mês neste ano. O total representa uma redução de 23% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 13 óbitos. Os dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga) foram divulgados nesta quarta-feira (15). 

Este foi o menor número de mortes em um único mês desde agosto do ano passado, quando o sistema apontou oito vítimas. Já em comparação com o balanço anterior do Infosiga, de agosto deste ano, que registrou 16 óbitos, houve queda de 37% nas mortes no trânsito.

Apesar da queda de mortes no panorama da região, parte das cidades teve aumento no número de vítimas. A maior alta foi em Guararema, com duas fatalidades em setembro após não ter tido ocorrências no mesmo mês de 2024. Poá também registrou uma morte neste ano e não houve óbitos no período anterior. Já Mogi das Cruzes teve quatro vítimas fatais, com aumento de 33% sobre o ano passado, quando foram três mortes.  

As demais cidades tiveram redução nos óbitos, como Itaquaquecetuba, que somou duas mortes em setembro deste ano, contra três no mesmo mês de 2024. Suzano também teve queda, passando de duas vítimas no ano passado para uma neste ano.

Já Arujá, Biritiba Mirim e Ferraz de Vasconcelos não registraram mortes no mês passado, porém houve uma ocorrência em cada cidade em 2024. Santa Isabel também não teve óbitos neste ano, contra duas vítimas no mesmo período do ano anterior. Salesópolis não registrou mortes em nenhum dos períodos.

 Vítimas

De acordo com o levantamento, 90%, ou nove das vítimas das 10 vítimas notificadas na região em setembro eram homens. Entre os óbitos, sete, ou 70%, foram de condutores e três, ou 30%, pedestres. A maioria das mortes ocorreu em rodovias, com seis registros, ou 60% do total, enquanto quatro, representando 40%.dos casos, aconteceram em vias urbanas.