O presidente da Câmara de Suzano, Artur Takayama (PL), e o vereador Marcio Alexandre de Souza (PL), o Marcio Malt, acompanharam na manhã desta quarta-feira (16) uma vistoria do prefeito Pedro Ishi (PL) e do secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel de Oliveira, às obras de drenagem no Jardim Belém, que tiveram início em maio. Trata-se de uma parceria público-privada (PPP) entre a Prefeitura de Suzano e o Assaí Atacadista, com o objetivo de evitar enchentes em bairros como Jardim Belém, Jardim Nazaré e Vila Amorim.

O prefeito Pedro Ishi afirmou que é uma obra de “extrema importância”: “Vai ajudar muito para fazer com que a água saia mais rápido das bocas de lobo”, disse ele, ao explicar que as tubulações que recolhia as águas das chuvas, que anteriormente tinha cerca de 80 centímetros a 1 metro de diâmetro, terão a capacidade dobrada.

O secretário de Manutenção e Serviços Urbanos detalhou que, com o final das obras, previsto para outubro, as águas pluviais chegarão mais rápido ao encontro do rio Tietê. “Estão sendo feitas melhorias na drenagem, aumento nas tubulações e caixas de drenagem”, falou.

Takayama agradeceu ao Executivo e disse que espera que a obra “seja a solução para os alagamentos na Vila Amorim, Jardim Belém e bairros próximos”. Ele lembrou que, desde o início do seu primeiro mandato, em 2021, faz cobranças sobre o tema por meio de ofícios, requerimentos, indicações, em audiências públicas e em participações em reuniões com a população.

Marcio Malt também agradeceu ao prefeito: “É uma obra que ninguém vê, mas que é importante para resolver os problemas de enchentes nos bairros.”

Antes de dar início às obras, a Prefeitura fez conversas com a MRS, o Assaí e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Nesta primeira fase, os trabalhos têm um custo de R$ 3.524.426,24, que estão à cargo do Assaí Atacadista. Por tratar-se de uma PPP, os serão restituídos à empresa por meio de impostos.

Também estavam presentes na vistoria o gerente de Reformas do Assaí, Daniel Monteiro, e a engenheira responsável pelo corpo técnico da Plural Saneamento, Carolina Fusco.