A Escola Mirim de Trânsito, um projeto da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de Mogi das Cruzes para educar de forma lúdica e divertida as crianças, já passou por 17 escolas municipais somente nos primeiros nove meses deste ano. E a ação não é restrita à rede pública. Todas as unidades particulares também podem solicitar que a versão itinerante do programa.

Desde janeiro, 11 colégios privados receberam a Escola Mirim de Trânsito. Na manhã de quinta-feira (02/10), por exemplo, 42 alunos do Educati, que fica na Vila Vitória, aprenderam brincando as regras básicas de educação e segurança no trânsito.

“Uma criança que conhece os conceitos de segurança no trânsito certamente será um adulto mais consciente, cauteloso e seguro, seja como condutor, seja como pedestre. E os pequenos são os principais multiplicadores dentro das famílias. Em pouco tempo, eles acabam influenciando positivamente os pais, tios, avôs, todos. Isso é muito importante”, afirma Ary Kamiyama, secretário municipal de Mobilidade e Trânsito.

Entre os ensinamentos, dados por profissionais especialistas da pasta, estão: os significados das principais sinalizações de trânsito, como atravessar as ruas de forma segura, entre outros detalhes. Além disso, tem o principal atrativo para a criançada: um circuito que simula uma cidade real, com semáforo, faixa para travessia de pedestre, placas, cones e bicicletas representando todos os veículos.

Além das atividades nas escolas, a Secretaria de Mobilidade e Trânsito também conta com uma estrutura voltada à educação para o trânsito no distrito de Cezar de Souza, onde são atendidas unidades de ensino e associações com o trabalho da Escola Mirim de Trânsito, entre outros serviços.

O agendamento para as escolas interessadas em participar das atividades da Escola Mirim de Trânsito pode ser feito pelo telefone 4798-6783 ou pelo e-mail mobilidade.mogi@mogidascruzes.sp.gov.br.