O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+) promoveu, na segunda-feira (30/06), uma importante reunião com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, na sede da pasta, em São Paulo.
A iniciativa partiu do consórcio, que articulou a agenda por meio da Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico e Inovação, formada pelos secretários e representantes municipais da área nos 14 municípios consorciados. O objetivo foi apresentar, de maneira regionalizada e integrada, as principais demandas do Alto Tietê relacionadas ao crescimento econômico, empregabilidade, inovação e fortalecimento das cadeias produtivas locais.
Logo no início do encontro, a secretária executiva Mara Flores realizou uma breve apresentação institucional do Condemat+, destacando a atuação do consórcio como ferramenta de articulação regional, com resultados expressivos em diversas áreas por meio de suas Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho.
Em seguida, foram apresentadas as principais demandas conjuntas da região ao secretário:
• Disponibilidade e ampliação dos Programas Estaduais de Empregabilidade no Alto Tietê;
• Estruturação de um Projeto Estadual para Expansão de Polos Industriais nos municípios;
• Criação de um Programa de Crédito Orientado voltado para médias empresas;
• Políticas públicas de fomento à Inovação e Tecnologia;
• Informações e integração aos Programas Estaduais de Capacitação Profissional e Técnica;
• Apoio institucional e celebração de convênios entre a Secretaria Estadual e as Prefeituras da região;
• Fortalecimento das CPLs (Cadeias Produtivas Locais) já reconhecidas pela SPPRODUZ e incentivo à criação de novas CPLs.
"Acreditamos que as soluções mais efetivas nascem da escuta ativa dos municípios e da construção conjunta. Levamos ao Estado propostas alinhadas com a realidade da nossa região, que precisam de apoio para sair do papel. O diálogo institucional aberto hoje é um passo importante nesse processo", afirmou o coordenador da Câmara Técnica, Jorge Salomão Chamma Neto, secretário de Desenvolvimento Econômico de Mairiporã.
Daniel Balke, coordenador adjunto da Cãmara e secretário de Desenvolvimento Econômico de Ferraz de Vasconcelos, também reforçou o protagonismo da articulação regional: "A união dos municípios no âmbito do CONDEMAT+ nos permite levar pautas consistentes e prioritárias ao Governo do Estado. Essa reunião mostra que, quando trabalhamos juntos, temos mais força para alcançar políticas públicas que façam a diferença na ponta", destacou.
Durante a reunião, o secretário Jorge Lima reconheceu a importância do alinhamento regional promovido pelo Condemat+ e, como desdobramento imediato, foram definidas novas etapas de trabalho entre Estado e municípios. Serão realizadas reuniões setorizadas com os responsáveis pelos principais programas de desenvolvimento econômico do Estado, com foco na viabilidade técnica das pautas apresentadas. Além disso, ficou acordada uma rodada de reuniões periódicas com o próprio secretário ao longo dos próximos três meses, visando acompanhar os avanços e garantir continuidade nas tratativas.