O programa Agiliza SUS, criado pela Prefeitura de Itaquaquecetuba por meio da Secretaria de Saúde, acaba de alcançar um marco expressivo: mais de 53 mil atendimentos realizados desde o lançamento, em fevereiro. A iniciativa tem como premissa reduzir filas de espera, ampliar o acesso da população a consultas, exames e pequenas cirurgias, além de fortalecer a atenção primária como porta de entrada do cuidado.
Na primeira fase, o foco esteve nos mutirões de pequenas cirurgias e atendimentos em especialidades médicas. Foram realizados procedimentos como vasectomia, cirurgia de catarata e vascular, além de consultas com especialistas em ortopedia, dermatologia, gastroenterologia e proctologia.
Ao todo, foram 36.942 procedimentos e atendimentos, superando a meta inicial de 35 mil. Desse total, foram 9.315 consultas especializadas, 26.363 exames, com destaque para eletrocardiogramas, e 1.264 pequenas cirurgias.
A segunda fase, iniciada em julho, expandiu o alcance para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) por meio do chamado ciclo de cuidado. A estratégia integra consultas médicas, exames laboratoriais e de imagem, ações de saúde como vacinação, atendimento odontológico e entrega de medicamentos. Nessa etapa, foram registrados 16.102 atendimentos em 12 UBSs.
Só no primeiro ciclo, nas UBSs Morro Branco, Odete e Caiuby, foram 4.927 atendimentos no total, entre 823 consultas, 668 exames de imagem, 599 coletas laboratoriais e 2.837 ações de saúde. No segundo, nas unidades Mônica, Fortuna e Maragogipe, somam 4.688 e no terceiro, no Jardim do Carmo, Paineira e Monte Belo, 4.236.
O quarto ciclo teve início no último sábado (4) nas UBSs Centro, Caic e Marengo, com 2.251 atendimentos, sendo 631 consultas médicas, 270 atendimentos em farmácia, 97 de enfermagem, 398 odontológicos, 246 coletas laboratoriais, 468 de regulação e 141 vacinações.
Entre os pacientes atendidos nas UBSs, aqueles que precisaram de encaminhamento para especialidades tiveram seus agendamentos garantidos em serviços de referência estaduais, enquanto a maioria das demandas foi resolvida na rede de atenção básica. A terceira fase será centrada na informatização do sistema municipal de saúde para integrar os serviços e aumentar a agilidade dos processos. O avanço tecnológico vai contribuir para a continuidade e eficiência do programa, que agora soma 53.044 atendimentos.
Para o secretário de Saúde e de Assistência Social, Gabriel Rocha, o Agiliza SUS representa muito mais do que números. “O programa nasceu com a missão de acelerar diagnósticos, procedimentos e cirurgias que estavam represados há anos. Mais do que estatísticas, estamos falando de vidas que hoje têm acesso mais rápido e resolutivo ao cuidado em saúde.”
O secretário de Governo, Marcello Barbosa, também destacou o impacto positivo da iniciativa. “Estamos transformando a forma de cuidar das pessoas, aproximando os serviços de saúde dos bairros e mostrando que gestão pública eficiente significa resultados concretos, atendendo na base, de forma humana e com mais dignidade”, disse.
Já o prefeito Eduardo Boigues ressaltou que a marca dos 53 mil reforça a efetividade do programa. “Itaquá é a cidade que mais cresce na região e precisa de políticas públicas que acompanhem esse crescimento. O Agiliza SUS é pioneiro, já ultrapassou 53 mil atendimentos e vai continuar avançando para garantir que a população seja atendida com ainda mais agilidade e, principalmente, qualidade”, concluiu.
Cidades
07/10/2025 às 16:15
Agiliza SUS ultrapassa 53 mil atendimentos e transforma acesso à saúde em Itaquá
Por: Portal News
Marco reforça compromisso da gestão com a ampliação do atendimento e agilidade no sistema

Programa foi criado pela Prefeitura de Itaquaquecetuba por meio da Secretaria de Saúde
Foto: Dayane Oliveira/PMI