Itaquaquecetuba alcançou a 64ª posição no estado de São Paulo no quesito Melhor Qualidade em Saúde Pública. A classificação está no Ranking de Competitividade dos Estados e Municípios, do Centro de Liderança Pública (CLP). A cidade de 500 mil habitantes teve desempenho significativo também em âmbito nacional, chegando ao 181º lugar. Para o prefeito de Itaquá, Delegado Eduardo Boigues (PL), a reestruturação promovida no setor, incluindo vultuoso investimento e a ampliação dos serviços de atenção básica, foram determinantes para as boas colocações no levantamento.

A pesquisa avaliou 418 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes. O ranking municipal foi estruturado em 13 pilares, 65 indicadores e três dimensões que abarcam temas sensíveis como Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Inovação e Inserção Econômica (https://rankingdecompetitividade.org.br/municipios/).

Segundo o levantamento, a cidade atingiu o 64º lugar entre os municípios do estado de São Paulo no quesito Qualidade de Saúde. Neste indicador, a pesquisa apurou índices de Mortalidade Materna, Desnutrição na Infância, Obesidade de Crianças, e Mortalidade Infantil e de Causas Evitáveis. 

O ranking do CLP considera que “qualidade é condição básica para avaliar o nível de bem-estar e está diretamente associada à missão governamental de atender as necessidades da população”.

Para além dos investimentos em estrutura, o prefeito do PL cita a eficiência e o acolhimento no atendimento à Saúde como itens determinantes para atingir bons índices em níveis estadual e nacional e, ao mesmo tempo, proporcionar melhor qualidade de vida para a população.

“Nos últimos quatro anos e meio, a Saúde foi colocada como prioridade de nossa gestão. Reestruturamos o sistema público e ampliamos a oferta de serviços, com direito a significativos investimentos e humanização. A maior preocupação é atender com excelência o paciente da cidade. A rede municipal é a porta de entrada para milhares de pessoas que precisam de acolhimento médico - o que demanda eficiência e responsabilidade”, observa o liberal. 

Investimentos e humanização

Boigues lista uma série de investimentos que têm dado cara nova à Saúde de Itaquaquecetuba e que impactam diretamente a vida dos moradores. Entre os mais recentes estão a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) + Centro, ampliada e modernizada. Referência para a população, o posto passou a funcionar em horário estendido, das 7h às 21h, e com ainda mais especialidades médicas. 

Outro destaque recai na abertura do Centro de Saúde Infantil (CSI), com atendimento 24 horas para pacientes de 0 a 14 anos. A estimativa do equipamento é a de 7 mil atendimentos mensais.

O início das atividades do 1º Instituto de Nefrologia de Itaquá também é um destaque. A expectativa é zerar a fila de pacientes renais crônicos da cidade que precisam passar por sessões de hemodiálise e que, até então, tinham de ir para outro município ou região em busca do tratamento contínuo. 

Com o uso da Tecnologia e lançando mão da inovação, a gestão de Boigues ainda implantou o Agiliza SUS - programa pioneiro, que soma mais de 37 mil acolhimentos e de 44 mil procedimentos realizados na rede básica e no Sistema Único de Saúde como um todo. Além dessas a cidade também teve outras duas conquistas, datadas em 2025, a ampliação da Unidade Saúde da Família (USF) Miray e da UBS do Recanto Mônica.