Com o objetivo de fortalecer a alfabetização e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, o Polo Cultural de Poá realizou uma série de atividades pedagógicas com crianças do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, e adolescentes do 6º ano ao 1º ano do ensino médio. As ações incluíram sondagens de escrita e intervenções lúdicas, que permitiram avaliar e promover o progresso educacional dos atendidos.
A atividade de sondagem envolveu a escrita de palavras e a construção de sentenças. Durante a análise, foram observados aspectos como ortografia e coerência na formação das frases. Participaram desta etapa 20 alunos, que demonstraram dificuldades significativas, tanto na ortografia quanto na estruturação coerente das frases, evidenciando a necessidade de práticas adicionais de leitura, formação de palavras e exercícios de construção textual.
Já para os estudantes do 6º ano ao 1º ano do ensino médio, foi proposta a produção de um texto com o tema "A importância da amizade". A atividade teve como foco identificar o nível de desenvolvimento da escrita, reconhecendo avanços e dificuldades na construção textual. Os resultados mostraram que muitos adolescentes enfrentam desafios na aplicação de critérios fundamentais para uma boa redação, destacando a importância de reforçar técnicas de produção textual e a relevância da escrita correta em contextos como o ENEM e entrevistas de emprego.
Complementando as ações pedagógicas, foi realizada também uma intervenção nas artes visuais, utilizando o jogo da velha como ferramenta de ensino. A proposta buscou desenvolver habilidades socioemocionais, como cooperação, tomada de decisão e autocontrole. Durante a atividade, os participantes foram incentivados a trabalhar em trios, promovendo a comunicação e o respeito mútuo em um ambiente lúdico e educativo.
"A iniciativa partiu durante um encontro que refletiu nossa vontade de unir forças com a rede pública de ensino, ajudando a preparar crianças e adolescentes para o futuro, para a faculdade e o mercado de trabalho", destacou Tatiane de Sousa, pedagoga do Polo Cultural Poá. Ela também ressaltou que a defasagem educacional, agravada pela pandemia, exige um esforço contínuo: "Antes mesmo da pandemia já víamos dificuldades no período escolar, que são consequências de vários fatores, desde a primeira infância, condições de acesso, entre outros."
As ações do Polo Cultural Poá integram uma série de campanhas de conscientização e valorização, como a inclusão de atividades sobre o autismo, valorização da mulher e desenvolvimento de habilidades socioemocionais, sempre com foco em práticas dinâmicas, lúdicas e educativas.
Gerando Falcões
A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo país que possuem um sonho em comum: colocar a pobreza das favelas no museu. Seu foco são iniciativas transformadoras, capazes de gerar resultados de longo prazo. O projeto entrega serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania e executa programas de transformação sistêmica em comunidades.
Os Polos Culturais da Gerando Falcões atendem crianças e adolescentes em vulnerabilidade social das comunidades do entorno, com oficinas de canto coral, orquestra, percussão, teatro, dança, violão, ballet, pintura e capoeira. Além disso, oferta de espetáculos, apresentações musicais e workshops culturais e muito mais para as favelas e comunidades.