Os trabalhadores das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) decidiram cancelar a paralisação que estava prevista para ter início a partir da 0h desta quarta-feira (26/3), porém se mantêm em estado de greve. Em assembleia, a categoria aceitou a proposta de paz apresentada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) durante audiência realizada na terça-feira (25/3).
O vice-presidente judicial do TRT-2, desembargador Francisco Ferreira Jorge Neto, que está conduzindo as audiências de conciliação entre Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil e CPTM, propôs que a paralisação fosse substituída por assembleias contínuas nas estações. O objetivo é conscientizar a população sobre as ameaças aos postos de trabalho que entendem haver com a concessão das linhas para a iniciativa privada.
A cláusula de paz perdura da 0h desta quarta-feira (26/3) até às 24h da próxima sexta-feira (28/03) e prevê o comparecimento normal dos trabalhadores em seus postos durante esse período. O sindicato propôs que os trabalhadores usem vestimentas de cor preta nesses dias como forma de protesto, o que foi aceito pela empresa.
Em contrapartida, a CPTM se comprometeu a acionar o Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese); deixar à disposição trabalhadores da área administrativa para apoio nas estações; e remanejar as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa para o transporte dos passageiros.
A formalização do acordo foi feita em audiência presencial realizada às 23h da terça-feira (25/3) na sede do TRT-2, em São Paulo-SP. Também foram feitos encaminhamentos como a formação de uma comissão da qual fará parte o sindicato, a empresa e o Estado, além de representantes do Sindicatos dos Engenheiros e do Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários de São Paulo.
Nova audiência está agendada para esta quarta-feira (26/3), às 16 horas, para que a empresa apresente ao TRT-2 a posição da diretoria quanto à formação da comissão.
Cidades
26/03/2025 às 10:12
Ferroviários aceitam proposta e suspendem greve nas linhas 11, 12 e 13 da CPTM
Por: Portal News
Cláusula de paz perdura da 0h desta quarta-feira (26) até às 24h da próxima sexta(28)

Formalização do acordo foi feita em audiência presencial realizada na terça-feira (25)
Foto: Divulgação/Governo SP