A prefeita Mara Bertaiolli recebeu na manhã de quinta-feira (9) a equipe do Sebrae-SP, que apresentou a 1ª etapa do relatório de diagnóstico do turismo em Mogi das Cruzes. A reunião aconteceu na sede da Prefeitura - na oportunidade, a equipe de consultores destacou as potencialidades da cidade para receber turistas de todo o território nacional.
A parceria se deu por meio do programa Cidade Empreendedora e garantiu a produção de um relatório com o diagnóstico do turismo local. "Por meio desta consultoria especializada, o Sebrae nos mostrou como Mogi está bem classificada nacionalmente, com notas acima da média nacional no nível de maturidade de Destino Turístico Inteligente. Entre os dados apontados, nossa cidade superou a média nacional nas dimensões de tecnologia, governança, sustentabilidade ambiental, sustentabilidade social, experiência do turista, sustentabilidade econômica e acessibilidade. Vamos avançar ainda mais".
Também estiveram presentes o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Sadao Sakai e o diretor de Turismo e Novos Negócios, Luiz Martins. Representando o Sebrae-SP, participou a gerente regional do Sebrae Alto Tietê, Gilvanda Figueroa; a analista de negócios e gestora regional de Turismo, Samira Gardziulis; a consultora Sebrae e gestora de relações governamentais, Daniella Lira; e o consultor Sebrae Credenciado do Turismo, José Carlos Thobias.
Figueroa salientou que a nota da coletânea de legislação de turismo em Mogi das Cruzes, de zero a cinco, tem nota quatro. "Com isso, Mogi já tem base de legislação para discutir a nova pauta de inovação ao turismo".
Thobias também evidenciou que Mogi das Cruzes tem tudo para ser a referência do turismo na região do Alto Tietê. "Pelo tamanho e importância histórica de Mogi, o turismo pode avançar muito mais. É uma cidade que tem tudo para ser referência em inovação do turismo local. A cidade está caminhando no turismo, mas junto com o Sebrae pode se desenvolver muito mais".
Programa Cidade Empreendedora do Sebrae-SP
O programa Cidade Empreendedora do Sebrae-SP oferece para Mogi das Cruzes uma consultoria especializada com o intuito de apoiar a gestão municipal com soluções estratégicas voltadas para o desenvolvimento econômico local.
Com início em setembro deste ano e com uma previsão inicial de duração de 18 meses - pelas notas boas de Mogi das Cruzes na primeira etapa do projeto e avanços já feitos pela gestão municipal, a cidade progrediu mais rápido que o esperado. Um consultor do Sebrae-SP segue acompanhando de perto três gestores municipais com foco no levantamento de potencialidades e desafios do setor por mais 12 meses. As informações coletadas servirão de base para a formulação de soluções práticas e ações de aprimoramento, por meio de consultorias especializadas.