O programa estadual Exporta SP, executado pelo InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada ao Estado, está com inscrições abertas para uma capacitação que busca preparar micro, pequenas e médias empresas, além de produtores rurais paulistas, para acessar o mercado internacional.

Um dos objetivos da iniciativa é aumentar a competitividade, o faturamento e a segurança das empresas, que, ao acessarem o mercado internacional, passam a desenvolver novas habilidades e ampliam suas fontes de receita.

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico, orienta os empresários do município a participarem do processo seletivo. As inscrições devem ser feitas até 10 de março pelo formulário bit.ly/venhaexportar.

O Exporta SP será oferecido gratuitamente, a partir de abril, no formato on-line. Inteligência comercial, marketing internacional, formação de preços, logística e contratos globais serão alguns dos temas abordados.

Além de aulas com professores da Fundação Instituto de Administração (FIA), será possível acessar mentorias individuais. “Trata-se de uma excelente oportunidade para aumentar a competitividade das empresas por meio da conquista de novos mercados”, destacou o prefeito Eduardo Boigues.

“O mundo está cada vez mais globalizado e essa é uma oportunidade para que empresários ampliem os horizontes com especialistas em comércio internacional, visando a diversificação do mercado”, acrescentou secretário de Emprego e Desenvolvimento Econômico, Luciano Dávila.

O programa só permite a participação de uma pessoa por empresa com sede no estado de São Paulo. Após o cadastro, será feita uma análise de maturidade empresarial para selecionar os participantes aptos para a capacitação.

A duração é de quatro meses, com duas aulas por semana, totalizando 20 encontros. Depois da capacitação, as empresas recebem acompanhamento por dois anos para orientações, conexões e oportunidades.