Os principais candidatos à Prefeitura de Mogi das Cruzes participaram na última quinta-feira (3) de um debate na TV Diário. O encontro entre Caio Cunha (Podemos), o atual prefeito e candidato à reeleição; Mara Bertaiolli (PL), ex-primeira dama, e o ex-vereador Rodrigo Valverde (PT) foi marcado por ataques contra gestões anteriores e a atual administração. O Grupo Mogi News acompanhou o evento, assim como a Rádio Metropolitana, à convite da emissora. 

Apenas Mara era estreante no confronto direto entre os prefeituráveis, Valverde e Cunha participaram de debates promovidos por veículos de imprensa da região e no Complexo Aruã, ambos com transmissão on-line. Os dois eventos contaram também com a participação dos candidatos Sheila Mantovanni (Mobiliza) e Roberto Rodrigues (PRTB). Na TV, foi adotado o critério da participação apenas de candidatos com representatividade no Congresso Nacional. 

No debate da emissora, conduzido pelo jornalista Giba Bergamim, houve momentos de perguntas livres entre os candidatos e a partir de temas pré-determinados. A candidata foi confrontada pelos adversários, que citaram seu marido, Marco Bertaiolli, que governou a cidade por dois mandatos e hoje é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), seu vice Téo Cusatis (PSD) e o grupo político, que tem à frente o PL. 

A candidata também, por mais de uma vez, afirmou que o atual prefeito faltava com a verdade e o acusou de machismo, assim como Valverde. O petista a criticou repetidamente, afirmando que as propostas eram um "festival de generalidades". Todos os pedidos de resposta dos três candidatos foram negados pelos advogados que acompanharam o debate. 

Pavimentação, saneamento, envelhecimento populacional, saúde, mobilidade, Orçamento Municipal, segurança, meio ambiente foram alguns dos temas debatidos pelos candidatos, que apresentaram seus projetos e propostas para a cidade.

Considerações finais

Ao final os candidatos fizeram um balanço de sua participação no debate. “Nós tivemos o debate onde os três principais players vieram dessa vez. O debate foi para um lado muito de defesa, muito de vitimização, então coisa muito genérica, infelizmente nada muito consistente, mas é isso, é um debate onde cada um consegue analisar cada um dos candidatos”, avaliou Caio Cunha, que informou que faria uma live depois do debate.

Para Mara, foi uma oportunidade para mostrar suas propostas para a cidade, que considera as melhores para a cidade, porém, disse ter sido vítima de machismo. “É tão triste quando você vê dois homens, falando que uma mulher que não tem experiência, que uma mulher foge de debates. Eu não fugi de nada, eu estava fazendo rua, porque eu quero ouvir a população e é para a população que eu vou trabalhar”, disse. Também criticou os comentários dos candidatos sobre seu marido, afirmando que deveriam se dirigir diretamente a ela, que é a candidata. 

Valverde afirmou que o tempo foi curto para falar da cidade, diante de sua importância e história. “Mas o pouquinho que a população conseguiu entender, viu que o passado foi quem construiu grande parte do sofrimento da população e o presente foi completamente ineficiente e até piorou o que já era ruim. A única esperança de fato de melhorar a vida das pessoas com propostas concretas, sem dúvida, nenhuma, é a minha candidatura”, disse o petista. 


Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98.