A dengue foi responsável pela morte de 11 pessoas no Alto Tietê somente em 2024. Os quatro últimos óbitos foram registrados em Suzano, sendo dois novos, além dos três já contabilizados, e dois em Santa Isabel. 

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

Mogi das Cruzes, com duas mortes, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba, com uma cada, fecham as 11 mortes confirmada na região, que até o momento soma mais de 10 mil casos da doença.

Com o maior número de óbitos do Alto Tietê (5), Suzano confirmou a morte de uma mulher de 83 anos com histórico de diabetes no último dia 2, e de um homem de 42 anos sem comorbidades no dia 4 de abril. Desde janeiro a cidade contabiliza 3.173 casos positivos de dengue.

Em Santa Isabel, a Secretaria de Saúde confirmou na última quarta-feira (24/04) a segunda morte por dengue no município, que soma 1.170 registros da doença. O laudo foi atestado pelo Instituto Adolf Lutz. Trata-se de um homem de 71 anos, morador da Vila Nova com histórico de diabetes, hipertensão e vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) ocorrido há cerca de 30 dias.

De acordo com a ficha de investigação, o paciente apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 04 de abril de 2024. Ele relatava febre, cefaleia, mialgia, náuseas, vômito, dor nas costas, artrite, artralgia intensa e pontos vermelhos na pele. Com a piora de seu quadro, o idoso foi internado no Hospital Luzia de Pinho Melo, onde faleceu no dia 12 de abril de 2024.

Com o maior número de casos da região, superando Suzano, que até então registrava maior quantidade de contaminações, Mogi das Cruzes tem até o momento  3.240 casos confirmados e outros  8.301 exames aguardam resultados. Foram 2 óbitos confirmados, sendo o de um homem de 92 anos com comorbidades e morador da região central, e de uma mulher de 93, moradora do Mogi Moderno, portadora de outras comorbidades, que faleceu no dia 26 de março no Hospital Luzia de Pinho Melo

Em Itaquá, o município contabiliza 2.159 pessoas contaminadas pela doença em 2024. No último dia 18 foi confirmado o primeiro óbito por dengue. “Trata-se de um homem de 68 anos, cuja morte ocorreu em março e estava em processo de investigação até então”, explicou a Secretaria de Saúde na ocasião.

Ferraz de Vasconcelos, por sua vez, registrou 1.228 casos positivos e um óbito até o último dia 18.

Emergência

Mogi, Suzano, Santa Isabel, Guararema e Itaquá já decretaram estado de emergência em função do alto número de contaminações, sendo que nesta última cidade a medida foi adotada no último dia 18.

O objetivo é reforçar as ações imediatas e efetivas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, além de intensificar o Programa Municipal de Combate e Prevenção à Dengue e outras doenças transmitidas pelo mesmo vetor.


Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98