As cidades de Suzano e Mogi das Cruzes esperam alta nas vendas neste Dia das Mães. Enquanto a primeira conta com um crescimento de 8 a 10%, a segunda tem um previsão um pouco mais modesta, de 2 a 3%, sendo a mesma do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio), que, inclusive, prevê queda de 3 mil  para 2,4 mil contratações no período.

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De acordo com a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), o Dia das Mães é a segunda melhor data do calendário varejista, perdendo apenas para o Natal. “Acreditamos que a data traga bons resultados, especialmente pela antecipação do décimo terceiro de aposentados e pensionistas, que injeta um importante recurso na economia, e consequentemente, no comércio. Historicamente o Mês das Mães é sinônimo de boas vendas em nossa cidade”, reforçou a presidente da ACMC, Fádua Sleiman. Neste ano, de acordo com a entidade, o tíquete médio dos presentes está em torno de R$ 150,00.

Com uma previsão mais modesta, a Associação Comercial Empresarial de Suzano (ACE) destaca que "os lojistas devem se preparar para essa data especial para o comércio varejista". A expectativa é de aumento nas vendas, com previsão de um crescimento entre 2% e 3% em relação ao ano passado, segundo o economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo, Marcel Solimeo, sendo que o valor médio que os consumidores devem gastar em presentes para as mães varia entre R$ 120 e R$ 200.

 Sincomércio 

Para ao Sincomércio, a expectativa de vendas para a data no Alto Tietê deve ser acima do esperado, “mesmo assim, conforme as intenções de compra em pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e CNC ( Confederação Nacional do Comércio), o ticket médio de compra deve cair em torno 1,6% em relação ao mesmo período no ano passado, causando a queda nos valores de venda, o qual não reflete diretamente nas vendas, pelo motivo da preferência do consumidor em adquirir produtos mais baratos para presentear as mães”, conforme explicou o presidente da entidade, Valterli Martinez.

“O Sincomércio e a CDL de Mogi das Cruzes vêm em conjunto orientando os comerciantes a terem opções diferenciadas na venda, como pagamento a vista, dinheiro ou pix, produtos com preços mais em conta para atrair novos clientes”, detalhou. Segundo ele, os consumidores relataram que têm a intenção de pagar suas dívidas, diminuindo os gastos com presentes, como ocorreu no Natal.

Sobre as contratações, o presidente do Sincomércio destacou que geração sazonal de vagas poderá ser reduzida de 3 mil vagas em 2023 para aproximadamente 2,4 mil em 2024, conforme pesquisas de intenção de contratação temporária dos lojistas do Alto Tietê para o Dia das Mães realizada pelo sindicato aos seus associados.


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