Os vereadores Artur Takayama (PL) e Josias Ferreira Silva (PCdoB), o Josias Mineiro, prestigiaram na tarde de quinta-feira (16) o encerramento do curso “Tela Aberta: O Cinema na Prática Comunitária”, realizado pelo Polo de Música e Audiovisual da Prefeitura de Suzano, em parceria com o campus de Suzano do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e a Associação de Assistência à Mulher, ao Adolescente e à Criança Esperança (Aamae).

Para Takayama, que falou em nome do Legislativo no evento, o curso é uma iniciativa inspiradora, pois une arte, cultura e transformação social. Ele parabenizou a todos os envolvidos e destacou o amor à arte com que todos desenvolveram o trabalho. 

O coordenador do curso, Cristiano Ferrarini, explicou que o curso, ministrado para 18 alunos da Aamae e do IFSP, contou com oito módulos, com aulas como direção, direção de arte, direção de fotografia, edição, figurino, trilha sonora, além de palestras com convidados da indústria de cinema. “Quero agradecer aos alunos, que foram incríveis”, disse.

A presidente da Aamae, Sílvia Rangel, destacou a união da comunicação e da educação que o projeto possibilitou aos alunos. Já o professor Lucas de Carvalho Larcher Pinto, que representou o IFSP no evento, disse que cursos como esses trazem reflexões aos jovens para que eles sejam a mudança no presente.

A aluna Rafaela Soares Costa, que falou em nome dos formandos, afirmou que o projeto contribuiu muito para o aprendizado de todos. Rodrigo Campos ressaltou que atualmente, o audiovisual é, talvez, a arte que dá mais oportunidade de geração de renda.

O coordenador geral do Polo de Música e Audiovisual, Walmir Pinto, anunciou a segunda fase do projeto, a partir do dia 20, com a produção de um curta-metragem pelos alunos.

O vice-prefeito Said Raful (PSB) acrescentou que a atividade trará muitos frutos para o município. O secretário de Comunicação, Paulo Pavione, também participou do evento.