A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes realizou na manhã desta segunda-feira (13) solenidade de diplomação dos vereadores do Parlamento Estudantil 2025. Os trabalhos legislativos foram conduzidos pela vereadora Malu Fernandes, presidente da Comissão Permanente de Educação da Casa de Leis mogiana, com a vereadora Inês Paz (PSOL) — também integrante do mesmo colegiado — na primeira secretaria. Além delas, compuseram a mesa diretiva os vereadores Eduardo Ota (Pode), Priscila Yamagami (PP), Edson Santos (PSD), Rodrigo Romão (PCdoB),  e a supervisora de Ensino professora Eliana Josefa Dias, representando a dirigente regional de Ensino, Roselaine Batalha Silva.

“Parabenizo cada um dos de vocês. É muito bom dar protagonismo à nossa juventude. Isso dá vazão à educação democrática. Fico orgulhosa de vocês”, disse Eliana Josefa. 

Em seguida, discursou Priscila Yamagami, outra integrante da Comissão Permanente de Educação da Câmara. “Estou emocionada. Vibro ao ver esta Casa de Leis repleta de jovens. O Brasil não é o país do futuro, e sim do presente. É muito bom ver essa energia de quem quer fazer desta nação um país mais justo. Unidos, chegaremos muito mais longe”.

O vereador Rodrigo Romão também deixou sua mensagem. “É um momento muito importante. Existem vereadores de verdade que saíram desse programa. A vereadora Malu, por exemplo, já esteve aí, como uma de vocês. A política não é feita de opiniões iguais. Mas isso não significa falta de respeito”.

Eduardo Ota (Pode), também membro da Comissão de Educação, foi mais um a falar. “Espero ver essas carinhas daqui a quatro anos, pedindo votos nas ruas e trabalhando pela nossa Cidade. Parabéns a todos”.

Edson Santos endossou a importância do projeto. “Sempre tive vontade de participar do Parlamento Estudantil. Mas, na minha época, não existia esse projeto. Daqui, podem surgir secretários de Saúde, de Educação, vereadores e muitos profissionais que vão ajudar Mogi a crescer ainda mais. É uma honra estar aqui com vocês”.

Inês Paz foi mais uma a elogiar o Parlamento Estudantil 2025. “A Câmara é a Casa do Povo, e o Parlamento precisa ser vivo. Essa atividade é muito importante. A educação política não tem a ver com a questão partidária. A política envolve assuntos do dia a dia, do cotidiano. A política existe para construirmos uma Cidade, um estado e um país melhores”.

Malu Fernandes recordou sua experiência no projeto há nove anos atrás. “O Parlamento Estudantil é uma forma de transformar ideias em soluções. Houve um número histórico de escolas inscritas e selecionamos representantes de todas elas. Existem projetos muito criativos, que trazem novas perspectivas. É algo muito além das discussões polarizadas. Tive uma experiência transformadora em 2016, quando participei do Parlamento Estudantil daquele ano. Foi a primeira vez que ouvi falar sobre o trabalho de um vereador e aquilo mudou a minha vida”.

Por fim, os 46 selecionados para o Parlamento Estudantil 2025 — sendo 23 do Ensino Fundamental II e 23 do Ensino Médio — receberam seus diplomas de vereadores estudantis.

Nesta terça-feira, 14, e quarta-feira, 15, os participantes poderão acompanhar como convidados especiais as sessões ordinárias dos vereadores adultos, a partir das 15 horas.

A partir das 9 horas desta quinta-feira, 16, serão realizadas a eleição da mesa diretiva e a sessão ordinária dos 23 vereadores jovens do Ensino Médio.

Já na sexta-feira, 17, também a partir das 9 horas, haverá eleição da mesa diretiva seguida da sessão ordinária dos 23 vereadores estudantis do Ensino Fundamental II.