As cidades da região registraram mais de 5,5 mil pessoas com dengue somente em 2024. Suzano superou os 2 mil casos, além de somar duas mortes pela doença, e é um dos quatro municípios do Alto Tietê que decretou estado de emergência em função do alto número de contaminações, juntamente com Mogi das Cruzes, Santa Isabel e Guararema.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


De acordo com a Secretaria de Saúde de Suzano, até o fim da tarde da última segunda-feira (25), foram registrados 2.088 casos positivos de dengue neste ano, sendo 294 em janeiro, 1.088 em fevereiro e 706 em março. Também houve a confirmação de dois óbitos pela doença no mês passado, sendo dois homens, um deles com histórico de comorbidade.

Também em fevereiro, o município, que soma o maior número de casos de dengue na região, decretou estado de emergência para reforçar a atuação contra o avanço da doença. Entre as ações mais recentes está a abertura  de cinco leitos e 15 poltronas num espaço exclusivo para atendimentos aos pacientes com dengue no Pronto-Socorro (PS) Municipal.

A Secretaria de Saúde de Suzano quer proporcionar esse novo setor para suprir a alta demanda verificada na Rede de Urgência e Emergência (RUE) e garantir, com o serviço específico, a triagem de casos suspeitos, consulta com médico, testagem, soroterapia e internação quando necessária. 

Em Mogi, até o momento são 1.532 casos positivos confirmados e o óbito de um homem de 92 anos, com comorbidades. O estado de emergência também foi decretado no último dia 15 uma vez que o município entrou em epidemia de acordo com critérios definidos pelo Estado, sobretudo pelo elevado número de notificações dos serviços de saúde, públicos e privados, para quadros clínicos de dengue informados à Vigilância Epidemiológica Municipal. 


O aumento nos casos de dengue também fez com que a Prefeitura de Santa Isabel decretasse na manhã da última sexta-feira (22) situação de emergência e alerta por conta da epidemia da doença. No município, até a última quinta-feira (21) foram registradas 1.170 notificações, das quais, 321 positivas, 492 em investigação e 357 descartadas. Um caso de óbito suspeito está em investigação.

O decreto considerou a alta de casos e a necessidade de intensificar a mobilização da população para o combate à infestação do mosquito Aedes Aegypti e as condições climáticas atuais, que propiciam condições que favorecem a proliferação do mosquito.

Em Guararema, o decreto foi publicado no último dia 9, quando a cidade somava 41 casos positivos em 2024, contra 27 registrados ao longo de todo o ano passado.

Já em Itaquaquecetuba, a Secretaria de Saúde informou que foram registrados, até o momento, 999 casos confirmados e nenhum óbito. Em Ferraz de Vasconcelos, por sua vez, são 628 casos da doença entre janeiro e março.


Conteúdo produzido pelo Grupo MN. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98