A celebração a padroeira de Sant'Ana, organizada pela Diocese de Mogi das Cruzes, teve início na sexta-feira e segue até a próxima terça-feira. O levantamento do mastro, que tem como capitães Carlos e Débora Lapique, e a abertura da novena, aconteceram ontem. A novidade é o retorno da quermesse após dois anos.
As missas da novena serão realizadas até dia 25, às 19 horas, sendo celebradas por um sacerdote convidado a cada dia. Amanhã, a Eucaristia será presidida pelo bispo auxiliar da Diocese de São Carlos, Dom Eduardo Malaspina, e o encerramento da novena em 25 de julho, pelo pároco e cura da Catedral Sant'Ana, Pe. Dorival Aparecido de Moraes.
No dia 26 de julho, acontecerá a celebração da Solenidade de São Joaquim e Sant'Ana, às 16 horas. Os fiéis sairão em procissão pelas ruas ao entorno da Catedral Sant'Ana e em seguida, participarão da Santa Missa presidida pelo bispo Dom Pedro Luiz Stringhini.
Além do final de semana passado, a quermesse funcionará entre os dias 22 e 26 de julho à partir das 17h30. Para organizar a festividade, Francisco Molina Júnior e Caroline Costa Molina foram nomeados os festeiros deste ano. Molina Júnior exaltou a organização do evento. "A emoção que sinto é de poder servir a Deus e aos irmãos. Nesse ano, em específico, nós estamos resgatando e engrandecendo a festa de Sant'Ana", salientou.
O festeiro destacou a tradição do posto em sua família. "Essa sensação já vem de família, meu avô era festeiro de São Cristóvão há uns 80 anos. Meu pai também foi um grande festeiro e eu quando era jovem o ajudava e via todo o amor que as pessoas tinham em ajudar a montar a festa, o amor a Deus e ao próximo".
"Pra mim é uma emoção imensa, algo fantástico. Esses dias meus dois filhos entraram na igreja para presentear o bispo, então estou passando o bastão também, fico bastante emocionado com isso. Estamos divulgando a tradição, a fé e a cultura" finalizou o festeiro.
*Texto supervisionado pelo editor.