Suzano- A Secretaria Municipal de Saúde apresentou anteontem a prestação de contas referente ao primeiro quadrimestre de 2022. Entre janeiro e abril, a pasta efetuou 1.797.739 procedimentos, sendo o melhor desempenho para o período observado em seis anos. Os detalhes foram compartilhados em audiência pública na Câmara de Suzano.
O trabalho da Rede de Atenção Básica, que corresponde às atividades desempenhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pela Estratégia Saúde da Família (ESF), foi responsável por quase 30% da produção, contabilizando 489.199 procedimentos, com destaque para os serviços de visita domiciliar e territorial; procedimentos individualizados; cadastros; atendimentos; e vacinação. Ao todo, neste primeiro quadrimestre, o setor de regulação contabilizou o direcionamento de 14.909 consultas e 18.895 exames.
Na Rede de Urgência e Emergência (RUE) foram contabilizados 801.132 procedimentos. Entre os serviços oferecidos, aqueles com maior demanda foram consultas e atendimentos, seguidos pelo diagnóstico em laboratório clínico. O acolhimento em especialidades apresentou a segunda maior produção, com 28,2% dos procedimentos efetuados neste primeiro quadrimestre. Dos serviços oferecidos nesta área, lideram o diagnóstico em laboratório clínico, consultas e atendimentos e a coleta de materiais.
Na oportunidade, também foram apresentados dados referentes à Saúde Mental, que superou 15,8 mil atendimentos em psiquiatria e psicologia na Rede de Atenção Básica; ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atendeu a ocorrências com 3,1 mil envios de ambulância de suporte básico; e à Vigilância Ambiental, que efetuou 3,9 mil bloqueios vetoriais em áreas com casos suspeitos de dengue.
Vacinação
Na Vigilância Epidemiológica, a pasta registrou 21,7 mil atendimentos na vacinação de rotina. Quanto à campanha de imunização contra a influenza (gripe), o índice é de 20,6 mil pessoas contempladas, conforme os grupos prioritários.
Já em relação à imunização contra a Covid-19 foram 173 mil aplicações neste primeiro quadrimestre. O empenho na vacinação também garantiu redução de índices em relação aos óbitos causados pelo novo coronavírus, com 36 ocorrências nos quatro primeiros meses.
De acordo com o secretário Pedro Ishi, a dedicação da pasta no combate à pandemia nos últimos dois anos reflete na alta de procedimentos agora.