Mais de 2.500 pessoas se inscreveram nos cursos de qualificação ofertados pela Prefeitura de Itaquaquecetuba. A princípio, são oito formações que acontecem na Casa de Cursos e nas dependências da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ambas no centro da cidade. As oficinas são de costura, artesanato, depilação, informática, panificação, massoterapia, manicure/pedicure e diarista/empregada doméstica. Novas turmas devem ser abertas ainda neste mês.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itaquá e primeira-dama, Mila Prates Boigues, informou que a partir da alta demanda dos munícipes, as novas turmas serão de panificação, costura e designer de sobrancelhas. Os cursos são voltados para pessoas que residem em Itaquá. Mais informações sobre a abertura de vagas e especificações no site da prefeitura - https://www.itaquaquecetuba.sp.gov.br/.
A maioria das pessoas, segundo a presidente do Fundo Social, está em busca de cursos rápidos para complementar a renda familiar, fazendo da qualificação um novo ofício e até mesmo a renda principal. Mila contou que, em algumas oficinas, disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, os participantes já saíram cadastrados no programa de vagas Itaquá Mais Emprego. Para a primeira-dama, o objetivo é atender a população em situação de vulnerabilidade para que consigam estabilidade financeira.
A Casa de Cursos foi inaugurada no mês passado e oferece, inicialmente, os cursos de corte e costura, panificação, manicure/pedicure, depilação e massoterapia, cada um deles com 20 vagas. O local conta com máquinas de costura, fogão industrial, mesa de corte, cadeira para manicure/pedicure e macas para realização das aulas.
Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Oficina Criativa oferece, no momento, o curso de costura para 40 pessoas. Além dessas duas iniciativas, o projeto InfoItaquá, também da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ofertou o curso de informática para 111 pessoas. Já as secretarias de Políticas para Mulheres e de Cultura promoveram oficinas de artesanato, de vendas, finanças e de diarista/empregada doméstica em parceria com a iniciativa privada.