Mogi - A Câmara de Vereadores aprovou na tarde de ontem a criação de duas novas Comissões Especiais de Vereadores (CEVs) que irão averiguar temas relacionados à circulação de pessoas nas passagens de nível ferroviárias e sobre o bem-estar animal na cidade.

O projeto de Resolução 01/2022, de autoria do vereador Clodoaldo Aparecido de Moraes (PL), visa criar a CEV para verificar o processo envolvendo as passagens de nível da Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O vereador citou a repercussão da decisão da companhia em fechar a passagem de nível da rua Deodato Wertheimer em dezembro do ano passado, que foi adiada por seis meses após reunião com o prefeito Caio Cunha (Pode).

"Criamos esta CEV para fiscalizar qualquer melhoria em todas as passagens de nível na cidade, levando a demanda da população e dos comerciantes, para chegar a uma solução que atenda a todos", ressaltou o vereador, que criticou a postura da CPTM em alegar possíveis atrasos no itinerário dos trens, sendo que a passagem funciona há décadas.

A outra comissão cuja criação foi aprovada ontem é do projeto de Resolução 06/2022, de autoria da vereadora Fernanda Moreno (MDB), para averiguar a renovação do contrato da empresa que gerencia as operações no Centro de Bem-Estar Animal da cidade. Segundo a vereadora, a empresa terceirizada tem sido alvo de críticas por parte da população e de defensores do animal pelo trabalho desenvolvido.

A propositura teve o apoio de todos os vereadores, que reforçaram a importância da qualidade do atendimento ao bem-estar animal. Iduigues Martins (PT), em sua fala no projeto de resolução, ressaltou relatos de filas de veículos em frente ao local aguardando atendimento. A autora do projeto relatou o caso de rejeição do atendimento de dois animais em necessidade de cuidado por uma voluntária da causa animal pelo limite imposto pelo local.

As comissões terão 180 dias para apurar a situação dos assuntos, ouvir especialistas e as partes envolvidas para a elaboração de um relatório.

Benefícios

Dentre os projetos encaminhados ontem para as Comissões Permanentes da Casa de Leis, está o projeto de Lei 33/2022 assinado pelos 23 integrantes do poder Legislativo para o estabelecimento de vale-alimentação e vale-refeição para os servidores ativos da Câmara de Vereadores.

Durante as deliberações, todos os vereadores reforçaram a importância da valorização dos profissionais da Câmara e da Prefeitura para o desempenho de suas funções. O projeto deverá passar pelas Comissões Permanentes de Justiça e Redação, de Finanças e Orçamento e outras, antes da votação do Plenário.