Mogi - A partir da próxima segunda-feira, os Postos de Saúde da Vila Suíssa e Alto Ipiranga voltam a atender casos leves de síndrome gripal de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas, com um médico disponível e sem necessidade de agendamento. A mudança ocorre por conta da queda acentuada na procura por atendimento no período noturno e nos finais de semana, mas o Hospital Municipal continua como referência de Pronto Atendimento 24 horas.

Ao longo do mês de janeiro, as duas unidades foram temporariamente adaptadas pela Secretaria Municipal de Saúde como Centros de Combate à Gripe para pacientes mogianos, atendendo ao surto registrado em vários pontos do país. As unidades Ponte Grande e Jardim Camila também oferecem apoio para casos leves durante o horário normal de expediente.

Já o Hospital Municipal em Braz Cubas segue como referência para atendimento de casos mais graves e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Além disso, a cidade tem outras unidades que funcionam ininterruptamente para casos de urgências e emergências, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Rodeio, Oropó e Jundiapeba, o Pronto Atendimento do Jardim Universo, além do Pró-Criança.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta pela manutenção dos cuidados preventivos à Covid-19 e também gripe e outras doenças respiratórias: evitar aglomerações, intensificar a lavagem e higienização das mãos e manter o uso de máscara, além de manter os ambientes bem arejados, aumentar o consumo regular de água, frutas e verduras.