A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, informou na tarde de ontem que continuam os testes com o ônibus elétrico obtido pela municipalidade, em parceria com a empresa Radial Transportes.
O veículo foi apresentado no final de fevereiro, como parte de um projeto-piloto para a utilização de um veículo com menor pegada de carbono e que seja eficiente no transporte de passageiros da cidade. O novo modelo se destaca da frota convencional por utilizar uma bateria elétrica para a alimentação dos motores, diferentemente dos motores de combustão interna a óleo diesel ou veículos elétricos sobre trilhos, como trólebus e outros.
A pasta de Transportes e Mobilidade Urbana informou que o veículo segue em fase de testes, e está sendo utilizado em "rodízio" entre todas as linhas que circulam na cidade, com o objetivo de avaliar seu desempenho em diversos itinerários, com subidas e descidas.
"Durante o período de testes, que deve durar até o início de abril, são avaliados aspectos como autonomia, altura das portas em relação aos pontos de embarque e desembarque, adequação da suspensão, entre outros", informou o comando da pasta.
Segundo a Prefeitura, apenas depois do fim da fase de testes será possível conferir a viabilidade do ônibus elétrico na cidade, bem como futuros investimentos e a compra de novos veículos, além de pontos de recarga e outras ações. O carro que hoje circula em testes na cidade de Suzano foi obtido por comodato-teste, sem aporte financeiro da prefeitura e com os custos de frete e seguro sob responsabilidade da empresa concessionária Radial.