Guararema - A greve de servidores foi suspensa por volta do meio-dia de ontem. Uma audiência de reconciliação entre Prefeitura e Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública Municipal de Mogi das Cruzes e Guararema (Sintap) foi marcada para amanhã, às 16 horas. O sindicato foi notificado, na tarde de ontem, quanto à liminar da Justiça contra a paralisação dos servidores públicos iniciada anteontem.

O presidente do Sintap, Benedito Francisco de Souza Filho, disse que o sindicato está aberto a negociações, embora a cidade permaneça em estado de greve. "Nós suspendemos a greve pensando nessa reunião. Vamos esperar a decisão da Prefeitura no dia da audiência e veremos se ela melhora o posicionamento em relação aos direitos dos servidores. Não somos irredutíveis", afirmou.

A proposta de reajuste oferecida pela Prefeitura aos servidores, recusada pelo Sintap, é de um aumento de 5% neste primeiro semestre, com data retroativa a março, com possibilidade de mais 5% no segundo semestre deste ano. O percentual leva em conta, segundo a administração municipal, o impacto sofrido pela suspensão das atividades turísticas durante a pandemia de coronavírus (Covid-19). A Prefeitura acrescentou que está tratando com zelo as finanças públicas municipais.

Souza Filho discordou da argumentação. "A lei diz que toda vez que houver dissídio, a inflação tem que zerar. Então não estamos pedindo aumento real, mas sim que zere a inflação."

*Texto supervisionado pelo editor.