O comércio local vem crescendo em Guararema, diversificando produtos e serviços, segundo Rogério Araújo, empresário e presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) da cidade. Para ele, a economia se mantém dinâmica, se adaptando à uma demanda constante, impulsionada pelo turismo, pelo desenvolvimento industrial e pelas ações promocionais.
A cidade, avalia Araújo, apresenta cenário positivo para novos negócios. “A economia está mais abrindo empresas e comércios do que fechando. Por ser uma cidade turística, existe sempre essa demanda”, destaca. Ele observa que setores como alimentação e hotelaria se sobressaem atualmente, mas que há diversidade entre indústrias, restaurantes, serviços de beleza e tecnologia. A associação atende atualmente cerca de 190 associados de diferentes áreas.
O crescimento industrial também é destacado como tendência. Segundo o presidente, a cidade possui áreas industriais bem localizadas e estratégicas, próximas às rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna, que atraem empresas de fora de São Paulo e garantem fácil acesso e mão de obra próxima. .
Entre os desafios, Araújo aponta a falta de mão de obra qualificada. “Conversando com associados, percebemos que é unanimidade: precisamos trazer oportunidades de cursos e preparar a nova geração para o mercado de trabalho. Não é só ter mais mão de obra, mas mão de obra focada e capacitada”, comenta. "Nós, como associação, precisamos estar unidos ao comércio, verificando as demandas e necessidades”, complementa.
Para quem deseja empreender na cidade, Araújo aconselha: “Pesquise bem o ramo, ofereça serviço de qualidade e empreenda no que você gosta. Empreender é transformar sua paixão em negócio e contribuir com a economia local”.
Associação
Para fortalecer o comércio local, a entidade oferece cursos e capacitação não só para empresários, mas também para colaboradores. “Ajudar o comércio a se organizar e se tornar mais visível é uma demanda crescente”, afirma. Segundo Araújo, o turismo cria oportunidades para diversos negócios, que se beneficiam do fluxo de visitantes e dos eventos promovidos na cidade, como o Carnaval, Festival de Inverno e shows. Para ampliar o público, ele sugere mais ações voltadas especificamente para crianças, o que poderia atrair ainda mais famílias.
Outro avanço recente é o aplicativo da Associação Comercial lançado neste ano. A ferramenta, segundo Araújo, aproxima os empresários, amplia a visibilidade do comércio e oferece benefícios exclusivos. “Já temos todos os associados cadastrados e nosso objetivo é popularizar o aplicativo para que mais pessoas aproveitem seus recursos, valorizando o comércio local”, detalha.
O presidente da ACE reforça que a associação mantém contato constante com empresários por meio de encontros, cursos e cafés, além de parcerias que permitem benefícios mútuos entre associados. Mais informações podem ser conferidas por meio do perfil da Associação no Instagram: @aceguararema.