Suzano - O curso de Promotoras Legais Populares (PLP) de Suzano chega à 10ª edição contando com a participação da empresária Luiza Helena Trajano, presidente do conselho administrativo do Magazine Luiza e do grupo Mulheres do Brasil. A primeira aula da turma deste ano, apresentada ontem, está disponível no canal da Prefeitura de Suzano no Youtube (bit.ly/TVPrefeituradeSuzano). Com mais de 300 inscritas, o curso promovido pelo Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) deve repetir o sucesso do ano anterior no formato remoto.
A aula magna da 10ª edição do PLPs marcou o Dia Internacional das Mulheres, celebrado em 8 de março, com um bate-papo exclusivo com Luiza Helena Trajano. A entrevista tem cerca de 40 minutos e é mediada pela jornalista Marilei Schiavi. Também participam do encontro a dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, a diretora de projetos e coordenadora do PLP's, Sandra Lopes Nogueira, e as jornalistas Beatriz Camargo e Marília Campos, da Secretaria Municipal de Comunicação Pública.
Na oportunidade, a empresária falou sobre empoderamento feminino e o papel da mulher na sociedade. "Eu fico encantada com a criatividade das mulheres. Eu vejo muita coisa pelo Brasil e, de repente, aparece esse curso. Achei diferente, eu acredito muito nesse trabalho de multiplicação da informação. A gente vê que muito se fala sobre educação e promoção dos direitos das mulheres, mas pouco se vê na prática. E o que essa capacitação traz é o empenho na prática. É realmente uma atitude para desenvolver mulheres e ajudar no desenvolvimento de outras pessoas", disse Luiza.
Marilei também relembrou a história do PLP em Suzano e reforçou a importância da iniciativa. "Conheço esse trabalho há cerca de 20 anos. Quando começou, eu já era uma voluntária. Hoje é um prazer retornar à aula ao lado de mulheres tão especiais", comentou. Já a coordenadora do curso, Sandra Lopes Nogueira, pontuou a representatividade das mulheres brasileiras na figura de Trajano.
"É muito importante que as alunas do curso vejam essa mulher, Luiza Trajano, aqui conosco. Luiza é a cara das PLPs, uma multiplicadora que vem ao nosso projeto de maneira voluntária para compartilhar seu conhecimento. Hoje é um dia mais que especial porque, mesmo com os desafios da pandemia, enxergamos oportunidade de manter o curso e nos reinventar", destacou.
Por fim, a primeira-dama Larissa Ashiuchi reforçou o protagonismo da iniciativa para as mulheres suzanenses. "O curso de PLPs tem história na cidade, sendo que desde 2017 mantemos as edições anuais por meio do Saspe, com muita dedicação das equipes e principalmente dos professores voluntários que engajamos nessa causa. Hoje (ontem) é uma honra receber Luiza Helena Trajano, uma grande mulher, uma grande empresária e uma grande incentivadora de projetos como esse", concluiu.