Região- As prefeituras do Alto Tietê vão seguir o Plano São Paulo de flexibilização do uso de máscaras, conforme o decreto do governo do Estado publicado anteontem. Entre as dez cidades da região, todas vão liberar o não uso de máscaras em locais abertos. Apenas dois municípios devem apresentar ressalvas. Mogi das Cruzes ainda não divulgou quando o decreto municipal será publicado, mas o prefeito Caio Cunha (Pode) anunciou a medida nas redes sociais.
As prefeituras de Mogi, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Poá, Biritiba Mirim, Arujá, Salesópolis e Santa Isabel devem acompanhar integralmente as determinações do governo do Estado. Segundo o cronograma da Retomada Segura, o uso de máscara é opcional em locais como vias públicas, parques, ambientes escolares abertos, shows e eventos ao ar livre. O uso da proteção continua obrigatório nos meios de transporte e em ambientes fechados de acesso público, como salas de aula, comércios e escritórios.
Suzano é uma das cidades que vai seguir o decreto estadual, porém, com algumas ressalvas. No município, permanecerá obrigatório o uso de máscara em ambientes fechados, transporte público e escolas (inclusive em quadras, pátios e áreas de lazer). Um decreto municipal seria publicado ontem com as especificações.
A Prefeitura de Itaquá declarou que, apesar da não obrigatoriedade em espaços abertos, a fiscalização municipal deve continuar atuando de forma educativa e preventiva, para manter a conscientização sobre a importância do ciclo vacinal completo, o uso de álcool em gel e evitar aglomerações.
Em enquete liberada no perfil do Instagram do Portal News, o público foi questionado se apesar da flexibilização, as pessoas continuariam ou não usando máscaras. Dos que interagiram, 71% responderam que sim, e 28% afirmaram que não.
O decreto estadual teve efeito imediato, e no momento da coletiva, já havia sido publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado. O Plano São Paulo dá autonomia para que prefeitos aumentem as restrições de acordo com os limites estabelecidos pelo Estado.
As prefeituras de Ferraz, Arujá, Mogi e Salesópolis informaram que os decretos com as devidas regulamentações estão em desenvolvimento, e devem ser publicados em breve. Nas quatro cidades, os Comitês de enfrentamento à Covid-19 devem se reunir ainda essa semana para avaliar a medida anunciada e se haverá ou não alguma mudança a ser implementada.
Plano São Paulo
Apesar da liberação das máscaras, o governo do Estado segue com algumas restrições. Em eventos esportivos em geral, culturais e de lazer, a orientação é que os clubes mandantes exijam um comprovante com esquema vacinal completo. Quem ainda não tiver concluído o esquema vacinal, com a segunda ou terceira dose, deverá ter tomado ao menos uma e apresentar um teste negativo tipo PCR com validade de 48 horas, ou o teste antígeno com 24 horas.