Os usuários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na região podem sofrer o impacto da superlotação e atrasos nos trens da Linha 11-Coral nos próximos dias. Isso porque, na tarde de ontem, a circulação de trens no trecho entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera, na capital, que fazem parte da Linha 11-Coral, foi restrita para via única, para obras emergenciais da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) da Prefeitura de São Paulo em um córrego próximo à região de Itaquera.

Essas obras geram maiores intervalos médios entre os trens nos dois sentidos. A CPTM solicitou ao Metrô que a transferência gratuita permanecesse após as 17 horas de ontem. Desta forma, os passageiros teriam como alternativa a Linha 3-Vermelha do Metrô, que também atende as duas estações.

Segundo a CPTM, devido às fortes chuvas que têm atingido a região da zona leste da capital paulista, foi observada uma erosão no local, que precisa ser contida para garantir a segurança dos passageiros.

Em nota a Prefeitura de São Paulo, por meio da Siurb, informou que "a obra, executada em caráter emergencial, tem a função de corrigir a erosão causada pelo rompimento de uma galeria de água pluvial, por conta do volume das chuvas, que passa sob os trilhos da CPTM".

A Prefeitura informou ainda que a empresa contratada está no local realizando os reparos necessários para a recomposição da galeria e do suporte dos trilhos desde ontem. "A previsão inicial para a conclusão é de 45 dias. Os funcionários da empresa trabalharam no local durante toda a noite e, no início da manhã, realizam a troca de turno".

Linha 11–Coral

A Linha 11–Coral da CPTM compreende o trecho da rede metropolitana definida entre as estações da Luz e Estudantes. Foi conhecida como Expresso Leste no trecho de Luz a Guaianases. Em 2019, com o fim da transferência interna em Guaianases, a linha também passou a ser conhecida como Expresso Leste–Mogi.