A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou pela manhã, por meio de nota, que a circulação dos trens da Linha 11-Coral podem voltar para duas vias ainda hoje. De acordo com a companhia, foi realizada uma concretagem no trecho dos trilhos entre as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé que apresentava problemas. O procedimento foi realizado por volta das 4h30, antes do início das operações, e na tarde de hoje serão realizados testes para garantir a segurança na circulação. Se aprovados, a via interditada será liberada.
Desde as chuvas da última segunda-feira, o local havia apresentado erosão que poderia comprometer a segurança dos usuários. A circulação no trecho estava funcionando por via única, para que as obras emergenciais fossem feitas pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) da Prefeitura de São Paulo.
De acordo com a Siurb, o prazo para conclusão das obras seria de 45 dias. Mas já no primeiro dia de circulação por via única, o fluxo de passageiros aumentou muito, devido ao maior intervalo entre os trens, causando transtorno para alguns usuários, como noticiado pelo PortalNews, leia aqui.
Paese e transferência gratuita para o Metrô
Desde às 16 horas de anteontem, a companhia disponibiliza aos passageiros da linha ônibus do Sistema Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese). De acordo com a CPTM, no horário de maior fluxo, das 16 às 20 horas, são disponibilizados 36 ônibus, dos quais seis atendem o trajeto entre as estações Luz e Brás e 30 entre as estações Brás e Guaianases, sendo que, neste trecho, os ônibus fazem paradas em todas estações (Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Dom Bosco e José Bonifácio).
Nos horários da manhã, das 5 às 9 horas, a operação Paese também será mantida. Os locais de partida dos ônibus são próximos às estações. No caso da estação Luz, os ônibus estão localizados em frente à Pinacoteca, na praça da Luz. No Brás, o acesso ao transporte acontece na rua Domingo Paiva, e em Guaianases os embarques acontecem no Terminal Norte de ônibus, próximo à estação. Nas outras estações, os embarques e desembarques acontecem ao lado de cada estação. Todas estações contam com funcionários informando a localização dos ônibus e comunicação visual.
Para utilização dos ônibus é necessário apresentar uma senha, que o usuário deve pegar antes de passar pelas catracas das estações. A mesma senha, também, será utilizada para entrar novamente na CPTM na próxima estação, caso seja necessário. As transferências entre a CPTM e o Metrô, Linha 3-Vermelha estão disponíveis entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera.
Leia também:
Primeiro dia de via única gera caos na Linha 11-Coral da CPTM
Linha 11-Coral da CPTM deve ter restrições