Região - O Bom Prato de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, deve começar a funcionar no segundo semestre, conforme anúncio do governo do Estado ontem. Uma unidade do Bom Prato Móvel também deve circular a partir de hoje na cidade de Ferraz de Vasconcelos. Em todo o Estado, serão 20 unidades móveis do restaurante popular, com investimento de R$ 3,6 milhões. 

O Bom Prato Móvel, lançado em dezembro do ano passado, atende o entorno das unidades fixas, levando refeições às periferias e regiões de pobreza e vulnerabilidade social. A escolha das localidades beneficiadas, segundo o governo do Estado, leva em conta a densidade populacional e a distância das unidades fixas.

O objetivo do novo serviço é alcançar bolsões de pobreza a mais de dois quilômetros de uma unidade fixa, eliminando os custos dos usuários com deslocamento. As refeições, de acordo com o governo do Estado, são preparadas e embaladas nos restaurantes fixos sob supervisão de uma equipe de nutricionistas, e o transporte dos alimentos é feito pelos caminhões das unidades móveis. 

A unidade fixa de Jundiapeba é a segunda do restaurante popular na cidade e a quinta na região. Suzano, Ferraz e Itaquaquecetuba também têm o serviço. Os restaurantes populares em funcionamento, de acordo com o governo, devem ser revitalizados a partir deste mês, com cozinhas equipadas com padrão inox industrial, pisos e acabamentos para alto fluxo, climatização, iluminação sustentável, programação visual orientativa, e novas fachadas e interiores.

Desde 2019, com as novas unidades previstas para este ano, o número de restaurantes no Estado deve subir de 55 para 74, o que representa um aumento de 34%. 

O espaço para o funcionamento do Bom Prato em Jundiapeba foi entregue na gestão do então prefeito Marcus Melo em 2020, entretanto, não havia data para inauguração. Recentemente a Câmara Municipal de Mogi aprovou a indicação do vereador Edson Santos (PSD), que pedia a implantação baseado na alta densidade populacional e a quantidade de famílias em situação de vulnerabilidade social no bairro.

Nas redes sociais, o prefeito Caio Cunha (PODEMOS) agradeceu a articulação do deputado federal Marco Bertaiolli para a implantação do Bom Prato em Jundiapeba. De acordo com a assessoria do parlamentar, ele conseguiu R$ 2,5 milhões em recursos, transferindo todas as emendas que tinha direito no governo. Segundo o prefeito, o convênio para o equipamento deve ser assinado em breve com o governo do Estado.

O governador João Doria (PSDB) também anunciou a prorrogação da gratuidade de refeições do Bom Prato às pessoas que estão em situação de rua até 31 de julho. As unidades do Bom Prato funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 9 horas para o café da manhã; para o almoço a partir das 10h30, preferencialmente para idosos, e às 11 horas para o público em geral. O jantar é servido a partir das 17 horas. Para receber a refeição gratuita, as pessoas em situação de rua devem ter um cartão e ser cadastrado pela prefeitura da cidade em que está instalada a unidade.