Suzano - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente esteve reunida na tarde da sexta-feira passada para traçar estratégias de atuação deste ano com um novo organograma administrativo. A reunião foi realizada no Cineteatro Wilma Bentivegna e contou com a presença dos integrantes dos setores de Bem-Estar Animal e de Fiscalização e Controle Ambiental para alinhamento dos projetos e demandas da Pasta.
Durante o encontro, o secretário de Meio Ambiente, André Chiang, apresentou uma nova organização administrativa da equipe, com o objetivo de atender todas as demandas do município e potencializar a atuação individual de cada servidor e ampliar suas capacidades. Outras pautas pertinentes também foram abordadas, tais como a prestação de contas interna, padronização dos processos e os projetos futuros.
O Meio Ambiente ampliou de forma significativa seu protagonismo diante de diversos assuntos socioambientais. Dentro deste contexto, as equipes receberam a missão de intensificar as ações para gestão de resíduos sólidos, por meio do Programa Caçamba Verde, dar continuidade aos processos de licenciamento ambiental e angariar novos parceiros para garantir a qualidade de vida dos cães e gatos suzanenses.
De acordo com o titular da Pasta, a metodologia mais eficaz para o cumprimento de todos os objetivos instituídos é a cooperação entre os servidores. "Sempre vou reforçar a importância de atuarmos em conjunto, pois muitas vezes um assunto envolve mais de um setor e conseguimos entrar em um consenso mais fácil com a expertise e conhecimento de cada um. Vocês são uma equipe extremamente qualificada e acredito que juntos possamos ir mais longe", disse.
Com as transformações cotidianas ocasionadas pela pandemia do coronavírus (Covid-19), alguns processos e articulações seguirão de forma remota, em ambientes virtuais, que receberam fomento e suporte durante a transição do ano. A Pasta municipal conta com novos equipamentos eletrônicos para otimizar as avaliações dos documentos fiscais, assim como de aproximar o contato com outros órgãos reguladores e munícipes.
"Avaliamos que durante o período em que estivemos trabalhando de casa, muitas reuniões e processos caminharam bem neste formato e proporcionaram mais agilidade para a população. Portanto, fizemos a aquisição de novos computadores e dispositivos eletrônicos para nos mantermos conectados e à frente das demandas", explicou Chiang.
As campanhas de grande adesão popular seguem ativas, como o "Baby, me leva!" para adoção responsável dos pets, os atendimentos de castração e microchipagem, assim como o funcionamento dos quatro ecopontos vigentes, para recolhimento de resíduos sólidos na cidade, e as centrais de triagem, para coleta seletiva e reciclagem.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está localizada no segundo andar do Centro Unificado de Serviços (avenida Paulo Portela, 210), e o telefone disponível para contato é 4745-2055.