Região - Um levantamento feito nesta semana, junto à base de dados do sistema Infosiga, do governo do Estado de São Paulo, apontou que o número de mortes no trânsito nas dez cidades da região teve uma queda de16,6% na comparação entre o mês de janeiro deste ano e o mesmo período no ano passado.
O sistema Infosiga cruza informações de hospitais e das polícias Civil e Militar sobre ocorrências no trânsito com mortes, bem como acidentes com vítimas não fatais, incluindo os locais dos acidentes - o levantamento permite que os gestores públicos possam planejar soluções para o tráfego tornando-o mais seguro, com o financiamento estadual para as ações.
No total, as dez cidades do Alto Tietê computaram dez óbitos nos primeiros 31 dias do ano, concentrados em cinco cidades da região.. Na comparação com o primeiro mês de 2021, foram 12 incidentes, registrados em sete cidades. Em todo o Estado, o Infosiga aponta que foram computadas 356 mortes em janeiro de 2022 no trânsito, contra 362 no mês de janeiro de 2021. A queda é de aproximadamente 1,65%.
A apuração de dados estaduais aponta que a cidade de Mogi das Cruzes foi a que registrou o maior número de ocorrências fatais, com quatro mortos - mesmo número registrado em janeiro do ano anterior. Em segundo lugar, vem a cidade de Arujá, que teve três mortes em acidentes; no ano passado, foi registrada apenas uma morte.
Três cidades tiveram um óbito: Ferraz de Vasconcelos (no ano anterior eram duas); Itaquaquecetuba (mesmo número em 2021) e Salesópolis (que não teve mortes no trânsito no ano passado.
Cinco cidades não apontaram casos fatais em 2022: Biritiba-Mirim e Poá (que mantiveram a situação em 2021), Santa Isabel e Suzano (que tiveram uma morte cada no ano passado) e Guararema, que teve duas mortes no ano passado.