Região- As Cidades do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) receberam desde ontem um lote contendo 220.270 doses de CoronaVac para crianças de 6 a 11 anos sem comorbidades. As vacinas serão retiradas no Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE). O uso emergencial do imunizante para crianças e adolescentes foi aprovado ontem pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com técnicos da agência, os estudos demonstraram a segurança e efetividade da aplicação de duas doses da CoronaVac, com intervalo de 28 dias, na população entre 6 e 17 anos. A formulação a ser usada em crianças é a mesma da aplicada em adultos.
A vacinação infantil na região teve início no sábado passado com a chegada do primeiro lote de doses da Pfizer, cuja a aplicação pode ocorrer em crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e o intervalo entre as duas doses deve ser de oito semanas.
Para a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do Condemat, Adriana Martins, a disponibilidade de um mais um tipo de imunizante garantirá o avanço na campanha. "Temos a possibilidade de duas vacinas para uso pediátrico. Elas têm composições e recomendações diferentes, porém a efetividade e segurança de ambas já foi aprovada pelos órgãos responsáveis, e certamente a utilização dos dois imunizantes dará mais fluidez à vacinação infantil, tornando o processo mais ágil e garantindo a segurança de todos", disse.