Suzano - O programa Passe Livre Estudantil, promovido pela Secretaria de Educação, segue com inscrições e recadastramentos abertos até a próxima sexta-feira. A iniciativa é voltada para estudantes moradores da cidade cuja renda familiar se enquadra no perfil de até três salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo por integrante. O processo é feito de forma totalmente virtual por meio do site oficial (www.suzano.gov.br/web/passe-livre).
Em duas semanas de inscrições abertas, a Pasta já recebeu 2.541 pedidos, sendo 1.567 de novos usuários e 974 de renovação daqueles já contemplados pelo benefício. O número já supera a busca dos estudantes no semestre anterior, quando foram registradas 1,7 mil pessoas. Por meio do site, o interessado pode tirar dúvidas sobre o programa e dar entrada em sua solicitação, inserindo seus dados pessoais de acordo com as instruções da página, que conta com tutorial de cadastramento em vídeo. Com a conclusão desta etapa, o estudante deve providenciar os documentos necessários, o que inclui RG, comprovante de endereço e ficha de inscrição assinada pelo responsável da instituição de ensino. A entrega dos papéis também é feita de forma online.
A folha-resumo do Cadastro Único (CadÚnico) também é obrigatória e indispensável para a aquisição do benefício, sendo responsável por verificar o perfil socioeconômico familiar. O cadastro ou atualização do registro federal pode ser feito na unidade do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) mais próximo.
Aqueles que apresentarem dificuldades em acessar a internet podem entrar em contato com a equipe da Secretaria Municipal de Educação por meio do e-mail [email protected]. Os atendimentos presenciais são reservados apenas em casos de falhas no sistema on-line, para garantir a segurança de todos os envolvidos e evitar aglomerações e a disseminação de síndromes gripais.
O titular da Educação municipal, Leandro Bassini, destacou a importância do programa e orientou os interessados a se inscreverem o quanto antes. "O aluno deverá se atentar ao calendário escolar e aguardar notificação por e-mail informando sobre o primeiro carregamento do seu cartão para que, assim, possa ter acesso à gratuidade. Em duas semanas já superamos a expectativa que tínhamos para este semestre, o que mostra a importância do Passe Livre na cidade, para garantir o acesso de todos os alunos à educação", concluiu.