Após solicitação e mobilização do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), o governo do Estado confirmou anteontem a abertura de novos leitos específicos para o tratamento de covid-19 nos próximos 10 dias. O Estado havia confirmado a abertura de 120 leitos em três hospitais de gestão estadual da região. O pedido foi reforçado pelos prefeitos durante reunião com o secretário de Estado de Saúde, Jean Gorinchteyn, em Guarulhos.
Em ligação ao presidente do Condemat e prefeito de Guarulhos, Guti, o secretário de Estado confirmou a abertura de 40 leitos de UTI e 80 leitos de Enfermaria. No Hospital Santa Marcelina, de Itaquaquecetuba, serão 20 leitos de Enfermaria e 10 de UTI; no Dr. Arnaldo Pezzuti, em Mogi das Cruzes, serão abertos 60 leitos, sendo 30 de Enfermaria e 30 de UTI. Já no Luzia de Pinho Melo, também em Mogi, serão 30 leitos de Enfermaria.
A ampliação da capacidade de atendimento hospitalar na rede de saúde pública do Alto Tietê vem sendo solicitada pelo Condemat desde o início do ano para dar vazão à demanda de novos casos covid-19 e de pacientes com sintomas gripais e síndromes respiratórias.